Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Caiado e Jean ganham prêmio de melhor parlamentar

Deputado do Psol e senador do DEM foram eleitos os melhores do ano nas categorias gerais, segundo a votação na internet. Chico Alencar e Randolfe foram os vencedores entre os jornalistas. Veja quem foram os premiados

Um é reconhecido pela luta contra a homofobia e a defesa dos direitos das minorias, sobretudo a comunidade LGBT. O outro é um dos principais porta-vozes do agronegócio brasileiro e um dos mais combativos oposicionistas no Parlamento. Jornalista, baiano, nascido em uma família de baixa renda, o primeiro já se destaca nacionalmente em seus primeiros passos na política. Exerce o mandato político pelo quinto ano. Já o segundo, médico ortopedista e produtor rural, tem um dos sobrenomes mais tradicionais da história política de Goiás. Foi candidato a presidente da República e está há duas décadas no Congresso. Donos de perfis opostos, o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) agora têm algo em comum: são, na avaliação dos internautas que participaram da nona edição do Prêmio Congresso em Foco 2015, os melhores parlamentares brasileiros, cada qual em sua Casa. O deputado do Psol recebeu 19.809 votos, enquanto o senador DEM teve 19.427.

 

Os dois foram os grandes vencedores das categorias gerais - de Melhores Senadores e Melhores Deputados. Assim como os demais premiados, eles tiveram seus nomes revelados na noite dessa quinta-feira (8), no Unique Palace, em Brasília, durante a festa de premiação. Ao todo, cerca de 40 parlamentares compareceram à festa, animada por um show do cantor e compositor Leoni.

Veja a relação completa dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2015

Veja quantos votos cada parlamentar recebeu este ano

A vitória de um parlamentar com perfil à esquerda e de outro com posições políticas mais conservadoras mostra como a diversidade falou alto na relação final dos premiados. O prêmio brindou governistas, opositores da presidente Dilma, políticos de esquerda e de direita, novatos e veteranos, todos reconhecidos por sua atuação pelo público e também pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Entre os profissionais de imprensa, cujo voto definiu uma categoria à parte este ano, os melhores parlamentares foram o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

Os premiados

Nas duas categorias gerais, foram premiados os 20 deputados e os dez senadores mais bem avaliados pelos internautas. Assim como Jean, também receberam troféus os deputados Chico Alencar e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), que ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente. No Senado, depois de  Caiado, os mais votados foram Romário (PSB-RJ) e Aécio Neves (PSDB-MG). Os dois não compareceram ao evento, alegando outros compromissos.

Além de melhor deputado, Jean Wyllys também foi o mais votado pelos internautas nas categorias Parlamentares de Futuro, que homenageia deputados e senadores com menos de 45 anos que mais se destacam, e Defesa da Cidadania e da Justiça Social. Foi, ainda, o segundo mais votado entre os jornalistas. Já Caiado foi o mais destacado na Defesa da Agropecuária e o terceiro mais votado na Defesa da Cidadania e da Justiça Social. Em seus discursos de agradecimento, os dois destacaram a importância da premiação.

O prêmio, por eles

Para Jean Wyllys, é muito significativo que a população ainda escolha parlamentares que lutam pelos direitos humanos e pelo combate à corrupção, mesmo em cenário político em que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é “denunciado formalmente pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção”. “A partir desses valores, passamos uma mensagem positiva sobre a política. A vitória é nossa”, disse o parlamentar, ao dividir o reconhecimento com seus colegas de partido, assessores e companheiros de militância.

Caiado também fez menção ao clima de tensão política e ressaltou que o prêmio representa um "selo de qualidade" para os congressistas agraciados. “A estrutura montada hoje aqui é quase que um selo de qualidade para os parlamentares, com jornalistas qualificados, que sabem como avaliar o que acontece no Congresso”, elogiou. Caiado destacou ainda a importância da internet para a premiação. “Este ano, trouxeram os internautas, que transformaram o Congresso em Foco em grande arena do debate da política nacional”, completou.

Ao receber o troféu como o segundo melhor deputado na votação popular, Chico Alencar usou do bom-humor ao fazer seu discurso. "Não sou torcedor do Vasco da Gama, mas fico honrado com esse vice-campeonato", brincou o parlamentar, que é flamenguista. Terceiro mais votado pela internet, Eduardo Bolsonaro dedicou o prêmio ao seu pai, o também deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). "Se pudesse participar da votação, certamente ele receberia este prêmio", afirmou Eduardo, de 31 anos, o mais jovem entre os homenageados. O parlamentar também declarou apoio a uma eventual candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência da República.

A festa ainda teve homenagem aos quatro parlamentares premiados em todas as edições: os deputados Chico Alencar e Luiza Erundina (PSB-SP) e os ex-senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS). Os dois ex-senadores vieram a Brasília especialmente para a homenagem. Erundina não pôde comparecer devido a um problema de saúde, que a manteve em São Paulo. Desde 2006, eles foram apontados entre os melhores parlamentares todos os anos pelos jornalistas que cobrem o Congresso.

Premiação

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

O projeto conta ainda com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

Também apoiaram o Prêmio Congresso em Foco 2015 a Vintage, o Hotel Meliá e a Gráfica Coronário. O projeto teve a parceria institucional do site Vote na Web, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Agência Radioweb.

 

Resultado final da votação do Prêmio Congresso em Foco

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Comentários estão fechados.