Governo inclui metrô e Suape em novo pedido de CPI

Segundo líder do governo no Congresso, 219 deputados e 32 senadores assinaram requerimento para investigar, além da Petrobras, cartel do metrô em São Paulo e porto de Suape em Pernambuco

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), anunciou nesta quinta-feira (3) que os partidos da base governista conseguiram as assinaturas de 219 deputados e 32 senadores para a criação de uma CPI mista para investigar, ao mesmo tempo, denúncias envolvendo a Petrobras, contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, a construção do porto de Suape para viabilizar a refinaria Abreu e Lima e contratos na área de tecnologia digital.

O requerimento, que deve ser protocolado ainda hoje, deve ser lido na sessão do Congresso, marcada para o dia 15 de abril.

Ontem, o Senado adiou para a semana que vem a definição sobre a criação de uma CPI para investigar a Petrobras. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-RN), transferiu para comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a decisão sobre um pedido do PT para que a CPI proposta pela oposição não seja instalada.

O partido da presidenta Dilma Rousseff atua desde a semana passada para inviabilizar a criação da comissão ou para adicionar em seu escopo temas que poderiam atingir seus possíveis adversários, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), nas eleições deste ano.

Além do pedido do PT, a CCJ vai ter de decidir sobre outro questionamento da oposição pedindo que a CPI investigue apenas os temas relacionados à Petrobras. O pedido, feito pelo PSDB, também foi negado por Renan.

A CPI proposta pela oposição no Senado teria como objetos de investigação a compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras, supostas irregularidades em plataformas, suspeita de superfaturamento na compra de refinarias e a denúncia de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM. (Com Agência Senado)

Leia mais sobre Petrobras

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!