Bancada do PT fecha questão em favor das MPs do ajuste fiscal

Partidos da base como o PMDB exigiam que o PT manifestasse publicamente sua posição em relação à votação das duas MPs do ajuste fiscal. A posição do PT em relação ao ajuste fiscal vai de encontro aos princípios da legenda

Atendendo à reivindicação de partidos da base aliada, a bancada do PT na Câmara decidiu, há pouco, fechar questão em favor da aprovação das medidas provisórias 664 e 665.

Partidos da base, praticamente, exigiam que o PT manifestasse publicamente sua posição em relação à votação das duas MPs do ajuste fiscal.

A MP 665 trata de novas regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro defeso. A MP 664 estabelece novas regras para acesso ao auxílio doença e à pensão por morte.

O fechamento de questão foi considerado por petistas como um ato político. Em nota oficial, a bancada afirma que os textos originais das MPs foram aprimorados nas comissões mistas do Congresso e que a bancada do PT contribuiu para “essas mudanças positivas, através dos seus relatores”.

A bancada afirma que as propostas asseguram a manutenção de políticas importantes para os trabalhadores e, por isso, os petistas reafirmam o apoio à aprovação das MPs nos termos dos projetos de lei de conversão apresentados pelos relatores, senador Paulo Rocha (PT-PA) e deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), garantiu que o governo quer garantir hoje a votação da MP 665, que começou a ser debatida ontem (5) no plenário.

“O governo quer votar a matéria, o governo quer colocar suas digitais. Essa medida provisória aperfeiçoa os direitos dos trabalhadores brasileiros e garante a sustentabilidade desses direitos”, disse Guimarães.

O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), um dos que mais exigiram que o PT se posicionasse publicamente sobre a votação das MPs do ajuste fiscal, disse que a decisão da bancada é uma sinalização positiva do PT, “uma defesa mais enfática”.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!