Audiência pública discute novos concursos e reajustes dos servidores

Encontro será nesta quarta-feira na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados

Na próxima quarta-feira (24) está marcada audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados para discutir perspectivas de acordo sobre reajuste salarial para os servidores públicos federais e abertura de novos concursos públicos.

A reunião foi solicitada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e tem o apoio do relator da sugestão, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE). A intenção é pressionar o governo a reservar recursos para essas duas demandas trabalhistas no Orçamento da União de 2012, que será enviado pelo governo ao Congresso Nacional em agosto e será votado até o fim deste ano. Diante da atual crise econômica internacional, o governo já avisou que não dará aumento salarial para o funcionalismo.

Segundo informações da Agência Câmara, Paulo Rubem irá apresentar dados que comprovam folga financeira do governo, que garantirá o reajuste.

O secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, Josemilton Costa, disse que a realização de concursos públicos é necessária para suprir a defasagem de servidores e para substituir terceirizados. Ele afirmou que, durante o governo Lula, cerca de 200 mil vagas foram preenchidas nos três Poderes por meio de concurso público, mas a defasagem é de quase 700 mil, de acordo com nota publicada na Agência Câmara.

Informações da Agência Câmara

Saiba mais sobre concursos públicos no site SOS Concurseiro

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!