Deputados elegem Sandoval Cardoso governador de Tocantins

Presidente da Assembleia que já havia assumido interinamente comando do governo, Sandoval Cardoso obteve apoio de 15 deputados

O governador interino de Tocantins, deputado Sandoval Cardoso (SDD), foi eleito neste domingo (4) pelos deputados estaduais em eleição indireta. Com isso, ele vai continuar no cargo de governador, em um mandato tampão até 31 de dezembro próximo.

Vinte e um dos 24 deputados participaram da votação. Cardoso obteve 15 votos. O vice-governador eleito é o empresário Tom Lyra (PR).

Os deputados Marcelo Lelis (PV) e Eli Borges (Pros) obtiveram dois votos cada um e José Augusto (PMDB) e Paulo Mourão (PT), um voto cada.

A eleição indireta foi realizada devido à renúncia do governador Siqueira Campos (PSDB) e do vice, João Oliveira. Na condição de presidente da Assembleia Legislativa, Cardoso ocupava o cargo interinamente desde a renúncia, no mês passado.

Siqueira Campos deixou o posto para que seu filho, Eduardo Siqueira Campos (PTB), possa se candidatar ao governo de Tocantins em outubro próximo. Na carta de renúncia, entregue à Assembleia, ele afirmou que a decisão foi tomada com "propósito de continuar servindo ao bravo povo tocantinense, respeitando as normas sobre inelegibilidade definidas pela Constituição Federal".

Foi a terceira vez que Tocantins teve eleição indireta, após 1988 e 2009. O governador escolhido nas eleições gerais de outubro vai ser empossado em 1º de janeiro de 2015.

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!