As explicações dos parlamentares que menos justificaram

O que dizem os deputados e os senadores com mais faltas não justificadas, de acordo com levantamento da Revista Congresso em Foco

Deputados
Giroto (PMDB-MS)

O deputado atribuiu as 20 ausências não justificadas a compromissos de sua campanha eleitoral à prefeitura de Campo Grande.Todas as faltas, segundo a assessoria do peemedebista, resultaram em desconto no salário.

Otávio Leite (PSDB-RJ)
O deputado também atribuiu suas 11 ausências não justificadas a atividades eleitorais. Ele foi candidato a prefeito do Rio de Janeiro.

Procurados pela reportagem, os demais cincos deputados que deixaram mais de dez faltas sem justificar não retornaram o contato.

Senadores
Ricardo Ferraço (PMDB-ES)
De acordo com o levantamento feito pela reportagem, o senador deixou 16 ausências sem justificar. Mas, segundo o gabinete, ele faltou a 12 sessões, das quais quatro ficaram sem justificativa. Ele recorre das faltas que lhe foram atribuídas nas oito sessões do dia 20 de março. "Ele fez até um aparte em plenário que consta das notas taquigráficas", informa a assessoria. O gabinete informa que o senador se ausentou em sete sessões de dezembro devido ao seu casamento.

José Sarney (PMDB-AP)
De acordo com o levantamento feito pela reportagem, o ex-presidente do Senado deixou de justificar 11 faltas em 2012. A assessoria dele, porém, alega que todas essas faltas foram devidamente justificadas pelo senador.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
De acordo com o levantamento feito pela reportagem, a senadora teve dez faltas não justificadas. A assessoria alega que Vanessa teve sete faltas não justificadas e que ela estava em missão oficial na China em três dias de novembro que aparecem como faltas injustificadas. O gabinete informa que ela considera a assiduidade de extrema importância. “Tanto que, mesmo candidata à prefeitura de Manaus, não deixou de comparecer, no período de campanha, a nenhuma votação importante para o país.”

Procurados pela reportagem, os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Roberto Requião (PMDB-PR) não retornaram o contato.

Compre e assine a Revista Congresso em Foco

Quem mais faltou sem justificar
Cresce a bancada dos mais ausentes no Congresso
Quem faltou a mais de um terço das sessões
As justificativas dos que mais faltaram
Jader e João Lyra, os mais ausentes no Congresso

Tudo sobre assiduidade no Congresso

Curta o Congresso em Foco no Facebook
Siga o Congresso em Foco no Twitter

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!