Artesãs construirão a democracia na festa do prêmio

Artesãs da Associação Mãos que Criam, da Estrutural, estão a todo vapor para concluir os objetos decorativos da festa do Prêmio Congresso em Foco. Objetos são confeccionados com garrafas pets recicladas

A palavra democracia pode parecer óbvia para alguns, mas para muita gente ela não passa de um substantivo abstrato. Entendê-la em seus meandros pode, muitas vezes, passar longe daqueles que diariamente sofrem as consequências, boas ou ruins, dos mandos e desmandos que acontecem sob seu manto. Por isso, o Prêmio Congresso em Foco destaca, este ano, a construção da democracia, pois entende-se que há ainda um caminho permanente, dinâmico e coletivo para a democracia se fazer plena.

Para representar tal construção ludicamente, o evento será todo decorado com objetos construídos a partir do reaproveitamento de garrafas PETs. Cerca de 20 moradores da Estrutural, cidade-satélite de Brasília, participam do projeto desenvolvido em parceria com a Associação Mãos que Criam, que há sete anos conta com o trabalho de mais de 270 artesãs. “É um trabalho manual bem difícil que estamos desenvolvendo, peça por peça”, explica Fabrício Viana, coordenador do projeto e designer. Além dos objetos decorativos, as artesãs trabalham também na construção de uma escultura do Congresso Nacional, também feita por garrafas pet.

Devido à demanda, as artesãs tiveram que pedir auxílio a outras cooperativas para comprar as garrafas recolhidas pelas ruas do Distrito Federal. Elas nem conseguem precisar quantas garrafas estão usando para fazer todas as peças. “Só posso dizer que são mais de mil”, garante Sônia Francisca, artesã da cidade. Cada garrafa é separada e lavada. Em seguida, são recortadas nos moldes definidos e coladas umas as outras, individualmente.

“É de extrema importância levarmos esse trabalho para o prêmio, para chamar a atenção das pessoas, ainda mais em um evento que contará com a presença dos políticos que decidem sobre temas importantes. Esta questão do lixo é muito atual e ainda não sabemos o que fazer com ele. Então aqui transformamos o lixo em arte”, completa Fabrício. Para ele, o trabalho coletivo é o que faz o resultado final valer a pena. “Posso comparar este trabalho ao mesmo que é feito todos os dias por todos os cidadãos que desejam desenvolver nossa democracia. Cada um faz o que sabe de melhor e assim, conseguimos construir algo”, diz.

A festa de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2011 será realizado na próxima segunda-feira (07), no Espaço Porto Vitória, em Brasília. Ele distinguirá os melhores parlamentares de 2011, que só serão connhecidos na premiação. A escolha dos finalistas do Prêmio Congresso em Foco é feita em duas etapas. Primeiro, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente aqueles deputados e senadores que, na sua opinião, tiveram melhor atuação durante o ano. Além das categorias gerais, que escolhem o melhor deputado e o melhor senador, há também seis categorias especiais: Parlamentar de Futuro (para aqueles que têm menos de 45 anos); Defesa da Democracia e da Cidadania; Defesa do Consumidor; Defesa dos Municípios; Defesa da Segurança Jurídica e da Qualidade de Vida, e Promoção da Saúde. Este ano, 267 jornalistas votaram na primeira etapa do prêmio.

Os dez senadores e os 25 deputados mais votados pelos jornalistas (quando houve empate no último lugar entre os finalistas, o número foi acrescido) tornam-se os finalistas, que são submetidos, então, à votação dos leitores na internet. Essa segunda etapa de votação terminou no dia 9 de outubro.

Veja abaixo, vídeo em que o designer Fabrício Viana explica o projeto:

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!