Congresso em Foco

Antenas

Senado aprova fim da cobrança extra por chamada de celular fora de área

11.11.2015 12:38 36

Reportagem
Publicidade

36 respostas para “Senado aprova fim da cobrança extra por chamada de celular fora de área”

  1. Israel Moura disse:

    Olá pessoal. Eu tenho um questionamento sobre ligação internacional…. talvez alguém aqui possa me esclarecer.

    01-Eu tenho chip TIM e contratei pacote de 6GB de dados pago no formato débito automático 96,00 . Eu comprei o pacote somente para uso da internete – mesmo que eu quisesse não poderia fazer ligação – celular não liga nem atende ligação.

    02- O que me deixou grilado foi o fato de eu ter feito comunicação com os amigos q vivem no exterior – eu usei o messenger, WhatsApp, mensagem texto, etc. A tim me cobrou 190,00 ou seja, o dobro do valor alegando que é assim q funciona.

    03-QUESTIONAMENTOS;
    03/1- Eu não posso consumir esse pacote de 6GB de dados usando a internet para me comunicar internacionalmente?

    03/2- Ja ocorreu antes que ao acabar o pacote (na medição deles) a minha capacidade de navegação foi reduzido a quase zero – prq acabou o pacote de 6GB de dados.
    Seguindo o exemplo anterior; eles não poderiam ter feito o mesmo – bloqueando a minha navegação… se eu ja tinha consumido o estoque de dados??

    03/3- Ou será que pelo simples fato de ter me comunicado com o exterior usando a internete isso ja dá a operadora o direito de cobrar valor extra? Valor extra independente de eu ter ou não consumido os meus dados? Apenas por eu ter feito uso internacional da internete????

    Se alguém entende desse assunto, por favor deixe comentário como resposta.

  2. Antonio Caser disse:

    O maior problema do Brasil são os políticos, enquanto essa classe não for EXTINTA, o cidadão de bem vai continuar pagando a conta dos ROUBOS e NEGOCIATAS feitas entre eles e essas empresas USURPADORAS e EXPLORADORAS…

  3. Antonio Caser disse:

    No brasil o que chamam de “tarifa” eu chamo de EXTORSÃO, isso não é empresas “operadoras” mas sim de “exploradoras”…

  4. Warlei Alves disse:

    Não me entendam mal, não defendo a avareza e voracidade das empresas multinacionais que operam no Brasil. Mas o papel do estado é fomentar a concorrência, fiscalizar e evitar a formação monopólios, carteis, etc. Controlar ou ditar preços nunca funcionou em lugar nenhum do mundo. O mercado se auto regula, seja na formalidade ou na informalidade, e isto, é um fato inegável.

    As empresas não são instituições caridade e elas têm que operar com lucro, se quiserem custear sua operação, pagar salários, impostos, investimentos e, é claro, garantir suas gordas margens. É burrice pensar que elas não venham a compensar alguma perda em outra operação. Infelizmente, de uma forma ou de outra, continuaremos a pagar o que elas querem.

  5. RonneTheGreat disse:

    O Senado brasileiro atesta mais uma vez sua burrice ao achar que preços caem por decreto.
    Não vai cobrar ‘roaming’?
    Simples: aumentam os preços das chamadas normais.
    Santa Ignorância, Batman!

  6. Thiago Martins Silveira Bueno disse:

    Não sei porque o CI (Comissão de Serviços de Infraestrutura) do Senado não segue adiante no projeto de WiMAX no Brasil! Alias até sei… mas sabe como é!

    Quem quiser saber mais sobre, tem um blog que explica bem! http://www.laercio.com.br/tecnologia-wimax/

    O Wimax reduziria os custos significativamente de telefonia e acesso a internet para a populção, o que não é interessante para as operadoras atuais!

  7. Fabiano SJC disse:

    Pode ter certeza que vão inventar alguma taxa para pagarmos mais a frente , o governo te da com uma mão e tira com a outra rs

  8. Lord Orochi disse:

    O complicado é que o Eduardo Cunha sempre foi um ferrenho defensor das empresas de telecomunicação, vide a polêmica sobre a neutralidade da rede. O projeto deve mofar na gaveta desse senhor.

  9. Rafael Favaron disse:

    Aqui no Brasil vocês discutindo roaming nacional, enquanto na Europa a
    UE acabou com o roaming entre os países membros, na Europa quando você
    faz seu plano de telefonia você compra os minutos e pode falar pra
    qualquer operadora sem custo extra se estiver dentro dos eu pacote de
    minutos e ilimitado dentro da mesma operadora em qualquer ddd e pra
    celular. Aqui no Brasil somos roubados faz tempo e o povo acha bonito
    ter 4 celulares 1 de cada operadora pra poder ligar mais barato, o que
    falta é o governo regulamentar o sistema, e quando tentam fazer alguma
    coisa o povo reclama. O povo preocupado com ligação enquanto deveria
    estar preocupado com o pacote de dados, com a tecnologia 4g e os app de
    chat/conversa você fala para qualquer lugar do mundo usando só os dados
    moveis, e é isso que as operadoras vão vender e cada vez mais caro será o
    pacote de dados, vocês preocupados com a formiga e não olham o elefante
    ao lado!!! Se liguem e pensem com visão ampla e não somente aquilo que a midia empurra pra vocês!!

  10. Marcos Lima Filho disse:

    Parabéns ao senador do PT pelo projeto! Queremos mais como esses.

  11. Félix Ntui disse:

    Exemplo : DDD 11 vivo liga para DDD 19 vivo, não pode cobrar taxa extra.Tinha que ser independente da operadora. Isso sim seria uma revolução. Poderia ser Tim – vivo se fossem provedores do mesmo grupo.como a ( telefônica )

    • Ze Sergio disse:

      Telefonia hoje é transmissão de dados, é internet. Praticamente não tem custo. Mas no país que adora dar dinheiro para estrangeiros, jogar dinheiro fora é o custo mais alto do mundo.

      • Véth Coelho disse:

        Você parece não ter noção da quantidade de gente que ainda não tem acesso regular à internet no Brasil. O que dirá de boa qualidade para realizar chamadas…

        • Ze Sergio disse:

          Para os inocentes que acreditam que “os outros” é que salvarão a suas peles. Que delegaram responsabilidades do seu governo para a a iniciativa privada estrangeira e ficaram sem suas empresas, seus lucros e continuaram com serviços de terceiro mundo. Parabéns. Privatizações não iriam resolver tudo?

  12. EH Alcantara disse:

    Quero ver ‘se’ vão cumprir! Nesse país do faz de contas, ninguém respeita nada!

  13. Luis Neves disse:

    Seus burros! Agora a ligação local ficará mais cara. É o estado fazendo estadisses.

    • LRDC disse:

      O deputado acha otimo o projeto, -“Vamos baratear o minuto.”
      Isso que da eleger analfabetos administrativos para o poder publico, afinal as operadoras vao continuar a cobrar isso de alguma outra maneira ou alguem duvida?
      Se os minutos sao caros nao e devido ao roaming que e cobrado em todo o mundo, mas sim devido aos altos impostos, aos pixulecos e a intromicao do governo em areas onde deveria apenas fiscalizar.
      Como disse o Luis, o estado brasileiro fazendo estadisses e por tabela tornando os servicos mais caros.

      • Rafael Favaron disse:

        Aqui no Brasil vocês discutindo roaming nacional, enquanto na Europa a UE acabou com o roaming entre os países membros, na Europa quando você faz seu plano de telefonia você compra os minutos e pode falar pra qualquer operadora sem custo extra se estiver dentro dos eu pacote de minutos e ilimitado dentro da mesma operadora em qualquer ddd e pra celular. Aqui no Brasil somos roubados faz tempo e o povo acha bonito ter 4 celulares 1 de cada operadora pra poder ligar mais barato, o que falta é o governo regulamentar o sistema, e quando tentam fazer alguma coisa o povo reclama. O povo preocupado com ligação enquanto deveria estar preocupado com o pacote de dados, com a tecnologia 4g e os app de chat/conversa você fala para qualquer lugar do mundo usando só os dados moveis, e é isso que as operadoras vão vender e cada vez mais caro será o pacote de dados, vocês preocupados com a formiga e não olham o elefante ao lado!!!

    • Ricardo Silva disse:

      Estado fazendo estadisses? ou a iniciativa privada fazendo suas desonestidades? cada um que aparece …

    • fabio8000 disse:

      Você está certo Luis, o Estado se intromete em áreas que não lhe diz respeito. E @rafaelfavaron:disqus o Estado com suas ótimas agências reguladoras impede que haja concorrência e livre mercado, favorecendo apenas os grandes conglomerados, já que são apenas eles que podem pagar uma propina para o governo ou conseguir pagar tamanha taxa de impostos. E quem se ferra? Os consumidores!

    • Antonio Caser disse:

      Não vai ser mais cara, já é a mais cara do mundo.

  14. Willians Bru disse:

    Tive que desligar meu aparelho da Vivo-SP depois que me cobraram $5 por dois minutos de ligação de Florianópolis pra SP (em roaming)! Nunca mais!

  15. Geraldo Carmo disse:

    Esta cobrança é uma pilantragem das empresas, o custo das ligações para fora da área, o roaming, foi a zero quando elas começaram a compartilhar as redes entre elas e os nós estamos sendo cobrados mais de duas vezes pelo mesmo serviço nestas ligações. Alguns idiotas ou puxa-sacos ficavam dizendo que as operadoras tem que lucrar e que acabar com isto era ideia de esquerdistas. Estes caras são uns trouxas, pois o lucro das operadoras é bilionário.

  16. Marcelo Sanches disse:

    Brasileiro lê, mas não consegue compreender um texto.
    Impressionante o nível de leitura do nosso povo.

  17. Franco Fernandes disse:

    Obrigado a todos pelas respostas, pois estava com a tela do meu celular trincada e não consegui rolar toda a notícia para ler por completo – inclusive aos ignorantes que usaram de palavreado de baixo calão e tom ofensivo, pois vejo que o que resta é a serem estupidos e é só isso que sobra a você(s) para ganhar ibope com baixaria.

  18. Guilherme H. Silva disse:

    quando irá entrar em vigor?

    • Elvis A. disse:

      Pelo pouco que sei, ainda deve ser aprovado pela Câmara, sancionado pela Dilma e só começará a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial (ou se por ventura for divulgado no DO mas estipulando data para valer a lei).

  19. NYC_Man disse:

    Nossa isso já demorou.
    Ainda mais para os planos pós-pagos.

  20. Thiago Fernandes disse:

    Quando entrará em vigor? Alguém sabe?

    • Elvis A. disse:

      Pelo pouco que sei, ainda deve ser aprovado pela Câmara, sancionado pela Dilma e só começará a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial (ou se por ventura for divulgado no DO mas estipulando data para valer a lei).[2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via