Após repercussão, TV acaba com programa que fez perguntas machistas a musa do Goiás

Após a repercussão negativa das perguntas machistas com duplo sentido feitas a uma candidata a Musa do Goiás Esporte Clube, a TV Goiânia resolveu tirar o programa do ar. Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (22), a emissora pediu desculpas por “quaisquer constrangimentos causados” e disse que tomou a decisão como prova de que não compactua com o conteúdo do programa Os Donos da Bola.

O caso gerou indignação no estado e ganhou repercussão nacional. A TV Goiânia é afiliada da Band em Goiás. As perguntas constrangedoras foram feitas pelo apresentador Beto Brasil à estudante Karol Barbosa, no quadro Desafio das Musas, no qual candidatas a representantes dos principais clubes do estado são entrevistadas.

“Reconhecemos que a abordagem feita no dia 21 de fevereiro de 2018 excedeu o tom. Em nenhum momento a intenção da emissora foi discriminar alguém, muito menos as mulheres, sejam elas torcedoras do Goiás ou de qualquer outro time”, diz a TV em nota publicada no Facebook.

Veja o programa com as perguntas constrangedoras à estudante:

O Goiás anunciou (leia íntegra da nota abaixo) que vai tomar medidas jurídicas contra o programa e a emissora. O caso gerou união entre clubes adversários do estado contra o programa. Não foi a primeira vez que as candidatas a musa foram constrangidas com perguntas de cunho sexual no quadro. “Em um clássico contra o Vila, se o juiz põe pra fora, você mete a boca?”, perguntou Beto à jovem. “Se o seu nutricionista mandar você chupar uma laranja porque faz muito bem para a saúde, você chuparia um saco por dia?”, insistiu o apresentador diante do claro constrangimento da entrevistada.

Em nota à imprensa, o Goiás repudiou o tom machista das perguntas: “É, no mínimo, inquietante que um veículo de comunicação, que deveria contribuir com o crescimento cultural da sociedade, difunda pensamentos tão retrógrados, que remetem a mulher como objeto, um típico comportamento preconceituoso, antiquado e degradante”. “Não é somente o futebol que não aceita mais estes comportamentos desrespeitosos com as mulheres, a sociedade em geral tem se posicionado de maneira firme contra aqueles que insistem em agredir de maneira grosseira o gênero feminino”, emendou o clube.

Antes de a TV Goiânia anunciar a retirada do programa do ar, a equipe dos Donos da Bola pediu desculpas a Karol Barbosa. Com a repercussão negativa do quadro, disse que a intenção era fazer as pessoas pararem para “pensar no que várias mulheres sofrem todos os dias”. A desculpa, porém, não colou.

Veja a íntegra da nota do Goiás Esporte Clube:

“Nota de repúdio

O Goiás Esporte Clube se sentiu ultrajado com a maneira desrespeitosa e constrangedora com que a senhorita Karol Barbosa, eleita recentemente Musa Esmeraldina 2018, foi tratada no programa “Os Donos da Bola”, da TV Goiânia, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão, nesta quarta-feira, 21.

É, no mínimo, inquietante que um veículo de comunicação, que deveria contribuir com o crescimento cultural da sociedade, difunda pensamentos tão retrógados, que remetem a mulher como objeto, um típico comportamento preconceituoso, antiquado e degradante.

O clube esmeraldino se posiciona totalmente contrário a atitude absurda do programa “Os Donos da Bola” e reitera seu comportamento em busca de respeito ao ser humano, independente do gênero.

Tanto que, no último fim de semana, o Goiás esteve representado pelo gestor de marketing, João Grego, e pela supervisora de marketing, Jéssica Rezende, no 1º Seminário de Mulheres Esmeraldinas, evento pioneiro na região Centro-Oeste, que discutiu exatamente a importância da participação feminina no futebol, em especial no Goiás Esporte Clube.

Não é somente o futebol que não aceita mais estes comportamentos desrespeitosos com as mulheres, a sociedade em geral tem se posicionado de maneira firme contra aqueles que insistem em agredir de maneira grosseira o gênero feminino.

O Goiás Esporte Clube, através de seu departamento jurídico, tomará todas as medidas cabíveis visando a devida apuração dos fatos.”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!