Apenas 4% da população sabe o que faz o STF, aponta pesquisa

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, divulgada neste sábado, aponta que 37% dos brasileiros desconhecem completamente as atividades que o Supremo Tribunal Federal desempenha

Pesquisa sobre o Índice de Confiança na Justiça da Escola de Direito (ICJ Brasil), da Fundação Getúlio Vargas, divulgada neste sábado (30), aponta que apenas 4% dos brasileiros sabem o que exatamente faz o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados já ouviram falar sobre o Supremo, mas  37% desconhecem completamente as atividades que a instituição desempenha.

As atribuições da Suprema Corte estão descritas no art. 102 da Constituição Federal. Ao STF cabe essencialmente guardar a Constituição. Entre outras coisas, compete aos onze ministros da Corte processar e julgar ações diretas de insconstitucionalidade e ações penais comuns que envolvem o presidente e vice-presidente da República, os deputados e senadores, os ministros do Supremo e o Procurador-Geral da República. Cabe também, por exemplo, julgar conflitos entre a União e os Estados, além de decidir sobre processos de extradição.

Leia o art. 102 da Constituição, com todas as competências do STF

Ainda de acordo com a pesquisa, 59% disseram conhecer "apenas um pouco". A pesquisa da Getúlio Vargas sobre os conhecimentos acerca do papel da corte máxima da Justiça brasileira foi realizada em sete estados, com 1.551 entrevistados. O resultado da enquete foi divulgado hoje pelo jornal Folha de S. Paulo.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!