Anabb: prêmio fortalece a democracia representativa

Para o presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, Antonio Sergio Riede, sociedade precisa valorizar quem melhor a representa no Congresso. Com mais de 93 mil filiados, entidade é parceira do Prêmio Congresso em Foco 2015

Com mais de 93 mil filiados, a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) carrega o título de maior associação da América Latina de uma única classe de trabalhadores de uma mesma empresa. Uma das parceiras do Prêmio Congresso em Foco 2015, a Anabb entende que reconhecer os melhores parlamentares fortalece a democracia representativa.

 

"Numa democracia representativa é muito importante que você tenha deputados e senadores com respaldo da população. Nada melhor do que um prêmio, com espaço para a votação das pessoas, dos cidadãos comuns, para a gente tentar dar o reconhecimento devido àqueles que se destacam, que têm iniciativas com algum valor para o coletivo da nação", explica o presidente da associação, Antonio Sergio Riede.

Segundo ele, o acompanhamento do trabalho de deputados e senadores no Congresso Nacional é uma das atribuições da entidade, sempre com uma visão crítica e suprapartidária. "A Anabb tem entre seus objetivos principais defender um Banco do Brasil útil à sociedade e defender os interesses legítimos dos nossos associados. E grande parte das questões que envolvem esses dois temas – Banco do Brasil e associados – passa pelo Congresso Nacional", afirma.

A Anabb acompanha, com especial atenção no Congresso, as discussões relacionadas aos fundos de pensão, como a CPI que investiga as entidades fechadas de previdência, e a projetos de lei de interesse dos trabalhadores, como o que regulamenta a terceirização (PL 4330/2004) e o que garante mais poder ao representante dos empregados nos conselhos administrativos das estatais e empresas de economia mista (PL 6051/13).

Antonio Sergio Riede também ressalta que a credibilidade do trabalho jornalístico desenvolvido pela equipe do Congresso em Foco foi um dos elementos que motivaram o apoio da associação ao prêmio. "A gente entrou porque vê muita credibilidade no Congresso em Foco, vê a respeitabilidade que tem tanto a revista impressa quanto o site. Então nos dá tranquilidade estar alinhado com quem promove esse prêmio, que tem esse grau de reconhecimento".

Prêmio Congresso em Foco

As votações para o Prêmio Congresso em Foco se encerraram no último dia 20. Os vencedores serão anunciados em 8 de outubro, na cerimônia de premiação, em Brasília. Em 2015, os congressistas disputam duas categorias gerais, “Melhores Senadores do Ano” e “Melhores Deputados do Ano”, que distinguirão os parlamentares que foram avaliados pelo público participante da votação pela internet como os de melhor desempenho desde o início da atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2015. Os dez senadores e os 20 deputados mais votados serão premiados.

Também haverá uma distinção específica para os congressistas com menos de 45 anos de idade (“Parlamentares de Futuro”) e outras quatro categorias de premiação por áreas temáticas. Elas homenagearão os parlamentares que a sociedade julgar mais comprometidos com a defesa de “Cidadania e Justiça Social”, o “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a “Defesa da Agropecuária” e a “Profissionalização da Gestão Pública”.

Além destas categorias especiais, 186 jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional elegeram entre os dias 8 e 10 de setembro os Deputados e Senadores que, ao seu ver, melhor representam a população na Câmara e no Senado. Na ocasião, a Anabb entregará o prêmio na categoria “Deputados mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”.

Veja quais são os senadores mais bem avaliados pelos jornalistas
Veja quais são os deputados mais bem avaliados pelos jornalistas

regulamento do prêmio estabelece que só podem concorrer os políticos que não respondem a ações penais ou inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Nacional dos Procurados dos Estados e do DF (Anape), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!