Ana Amélia na defesa dos municípios

Gaúchos e piauienses dividem-se entre os finalistas na categoria que conta com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos

Durante a sua carreira como jornalista, Ana Amélia Lemos sempre teve na sua pauta as questões econômicas de interesse dos municípios de seus estado, o Rio Grande do Sul. Essa característica deve ter sido percebida pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco, na qual os finalistas são escolhidos pelos jornalistas, ela foi a mais lembrada na categoria especial que distingue os parlamentares que se destacaram na defesa dos municípios. Essa categoria, que estreia este ano, é concedida pelo Congresso em Foco em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Curioso é que os finalistas indicados pelos jornalistas são de apenas dois estados da federação: além do Rio Grande do Sul, de Ana Amélia, o Piauí. Entre os finalistas, há três gaúchos: os outros dois são o deputado Luís Carlos Heinze, do PP, e o senador Pedro Simon (PMDB). Os dois piauienses são o deputado Júlio César (DEM) e o senador Wellington Dias (PT), ex-governador do estado.

Veja quem são os finalistas na categoria “Defesa dos municípios”:

Ana Amélia Lemos (PP-RS) - 12

Júlio César (DEM-PI) - 7

Luís Carlos Heinze (PP-RS) - 6

Pedro Simon (PMDB-RS) - 6

Wellington Dias (PT-PI) - 6

Cada jornalista escolheu até três nomes para a categoria. Apenas os cinco mais votados serão submetidos agora à votação na internet, que começa na próxima segunda-feira (22). O objetivo da premiação é estimular a reflexão sobre a atuação dos parlamentares e valorizar aqueles que mais se destacaram ao longo do ano no Congresso. Todos os cinco parlamentares selecionados pelos jornalistas serão premiados no dia 7 de novembro com certificados. O mais votado pelos internautas, no entanto, receberá ainda um troféu.

Veja mais:

Os parlamentares de futuro, segundo os jornalistas

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara

Estreantes se destacam entre os melhores do Senado

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!