Pressionado e isolado, Demóstenes deixa o DEM

Alvo de processo de expulsão desde ontem, senador reclama de prejulgamento e diz não ter se desviado "reiteradamente" do programa partidário. Partido queria explicações sobre ligação com bicheiro

O senador Demóstenes Torres (GO) acaba de entregar sua carta de desfiliação do Democratas. O senador goiano, que desde ontem era alvo de um processo de expulsão do partido, enviou ofício, por meio de um emissário, ao presidente da legenda, o senador José Agripino (RN), em que acusa a legenda de prejulgá-lo e diz que não se desviou "reiteradamente" do programa partidário (leia a íntegra da carta).

A cúpula do DEM decidiu abrir ontem (2) processo disciplinar contra Demóstenes, depois de ter dado prazo para que o senador goiano explicasse ao comando da sigla suas ligações com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O parlamentar, porém, ignorou o apelo do partido, que cobrava dele explicações convincentes. Com a desfiliação, o processo de expulsão será arquivado antes mesmo de ser aberto oficialmente.

Leia outros destaques de hoje do Congresso em Foco

Demóstenes era líder do DEM no Senado até a semana passada. Afastou-se da função após o surgimento de novos indícios de envolvimento dele com o bicheiro, preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Cachoeira é acusado de comandar um esquema de caça-níqueis e jogos de azar em Goiás, com ramificações em outros estados. Áudios divulgados pela imprensa, nos últimos dias, mostram Demóstenes se comprometendo a fazer lobby para o contraventor e pedindo dinheiro a ele.

A desfilição de Demóstenes não muda, porém, sua situação política nem o andamento das investigações em curso. Ele é alvo de uma representação no Conselho de Ética do Senado, que pode recomendar a cassação de seu mandato. O senador se recusa, até o momento, a dar novas explicações sobre o caso, alegando que está estudando o inquérito em que é citado, em tramitação agora no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia ainda:

Novas gravações agravam situação de Demóstenes

Demóstenes para Cachoeira: “Se você quiser votar, tudo bem, vou atrás”

DEM abre processo de expulsão de Demóstenes

Psol pressiona pressiona Conselho de Ética sobre caso Demóstenes

Acuado, Demóstenes deixa a liderança do DEM

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (vídeo de 2 minutos)

Matéria publicada originalmente às 12h16 de 03/04/2011.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!