Aécio ultrapassa Marina, apontam Ibope e Datafolha

Os dois principais institutos de pesquisa mostram que senador, em terceiro lugar nas intenções de voto até início da semana, passou candidata do PSB um dia antes da eleição

Na véspera da da eleição presidencial, o candidato do PSDB, Aécio Neves, ultrapassou a adversária do PSB, Marina Silva, e aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto divulgadas neste sábado pelos institutos Datafolha e Ibope.

De acordo com o Datafolha, o tucano avançou a 26% e enfrentaria Dilma Rousseff no segundo turno. A petista lidera, com 44% da preferência do eleitorado, enquanto Marina está em terceiro, com 24%.

A tendência de crescimento de Aécio é confirmada pelo Ibope, que apresenta o senador tucano com 27%, à frente de Marina, que caiu para 24%, e atrás de Dilma, que lidera com 46%. Nas duas pesquisas, entretanto, a diferença entre Aécio e Marina segue dentro da margem de erro.

De acordo com o Datafolha, os candidatos Luciana Genro (Psol), Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) aparecem com 1% cada um. Os demais postulantes somam 1% e os votos brancos e nulos são 4%. Os 5% restantes não sabem ou não responderam.

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria tanto Aécio quanto Marina, apontam os dois institutos. Segundo o Datafolha, em um confronto com Aécio, a presidenta seria reeleita com 53% dos votos. O tucano teria 47%. Para o Ibope, a petista também venceria o tucano.

Nesta manhã, em uma sinalização de que estava perdendo terreno, Marina deu a entender que o PT seria favorito para vencer o PSDB em um eventual segundo turno. Já Aécio, sentindo que pode precisar do apoio de Marina, disse ter "muito respeito" pela ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente.

Mais sobre as eleições

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!