Aécio divulga apoio de mais de 100 intelectuais e ex-auxiliares de FHC

Site de apoiadores lançado por tucano reúne nomes de ex-ministros e articuladores econômicos de Fernando Henrique, além de acadêmicos como Boris Fausto e Roberto DaMatta

Em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência, o candidato Aécio Neves (PSDB) divulgou, nesta quinta-feira (11), o nome de uma centena de professores, pesquisadores, formuladores e gestores que apoiam sua candidatura ao Planalto. A lista foi publicada no recém-lançado site 100% Aécio e está aberta à inclusão de novos apoiadores.

Com a disputa polarizada entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), o tucano tenta ressaltar o apoio que tem de intelectuais e gestores que se apresentam com perfil mais técnico. A divulgação da lista também associa a imagem do atual senador e ex-governador mineiro a figuras do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Entre os signatários, estão, por exemplo, o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga e Gustavo Franco e os ex-presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luiz Carlos Mendonça de Barros e Edmar Bacha. Armínio é dado como nome certo para comandar o Ministério da Fazenda em um eventual novo governo tucano.

Na página, também declaram apoio a Aécio os ex-ministros Clóvis Carvalho, Celso Lafer, José Carlos Carvalho e José Gregori, que participaram do governo Fernando Henrique. A lista inclui executivos, como o ex-presidente da Vale Roger Agnelli e intelectuais como os cientistas políticos Bolívar Lamounier e Leôncio Martins Rodrigues, o historiador Boris Fausto e o antropólogo Roberto DaMatta.

A equipe do candidato alega que vários dos apoiadores do tucano contribuíram com proposta de governo para a campanha. "O Brasil precisa mudar, mas mudar com segurança, precisamos sonhar. Mas precisamos ser capazes de construir", diz ainda a mensagem do candidato na internet (veja a lista).

Mais sobre Aécio Neves

Mais sobre eleições 2014

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!