Aécio bate Dilma em primeira pesquisa do segundo turno

Tucano Aécio Neves tem 49% da preferência do eleitorado, enquanto a petista registra 41%

Foi divulgada nesta quarta-feira (8) a primeira pesquisa de intenção de voto para o segundo turno presidencial. Realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, o levantamento mostra que o tucano Aécio Neves tem 49% da preferência do eleitorado, enquanto Dilma Rousseff (PT) registra 41%.

Na consulta espontânea, em que candidatos não são apresentados ao entrevistado, Aécio também leva vantagem sobre Dilma: 45% a 39% das menções diretas. Na contabilização apenas dos votos válidos (excluídos indecisos, brancos ou nulos), Aécio também é o mais citado pelos entrevistados: 54% a 46% das preferências.

Aécio vence nas regiões Norte e Centro-Oeste (51%), reunidas no levantamento, Sudeste (53%) e Sul (58%), enquanto Dilma foi mais lembrada apenas no Nordeste (55%). Foram 88% os que disseram votar definitivamente no tucano, enquanto 11% afirmaram que tal decisão pode mudar até 26 de outubro (2% não sabem ou não responderam). Já os eleitores de Dilma em caráter definitivo são 84%, enquanto 15% admitiram alterar a escolha (1% não sabe ou não respondeu).

A pesquisa foi realizada entre segunda-feira (6) e hoje (8), com entrevistas feitas em 19 estados e 152 municípios. Foram consultados 2.080 eleitores, dos quais 5% afirmaram ainda estar indecisos e outros 5% disseram que nenhum dos dois candidatos terá seus votos. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos, com grau de confiança de 90,5%.

Mais sobre eleições 2014

 

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!