A mente poluída do secretário do Meio Ambiente

Além dos censores, outros agentes públicos também se sentiam no direito de sugerir intervenções nas propagandas. Um secretário do Ministério do Interior quis retirar do ar um comercial da Ellus, mas não conseguiu graças à atuação do Conar

Não só os oficiais da ditadura recorriam às tesouras da censura. Um secretário de Meio Ambiente do Ministério do Interior deixou de lado suas atribuições para tentar impedir a veiculação de um anúncio que ficou famoso por sua ousadia.

Ao som da canção “Mania de Você”, de Rita Lee, um casal pula numa piscina usando roupas da marca Ellus. Na piscina, enquanto se beijam e se abraçam, eles vão se livrando das roupas. Ao final, o slogan: “Tire a roupa para quem você gosta”.

Compre aqui a edição número 4 da revista

O secretário, então, enviou sugestão à Divisão de Censura de Diversões Públicas. “Embora o problema não esteja dentro das atribuições da Secretaria do Meio Ambiente”, iniciava Nogueira Neto, reforçando o óbvio, “tomamos a liberdade de sugerir a proibição de anúncios como o da marca Ellus”.

No entanto, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), criado em 1980, também deliberava sobre os comerciais. Diante disso, o chefe da Divisão apenas respondeu que nada podia fazer. “Lamentavelmente, não podemos dar o provimento necessário (...). Os comerciais independem de exame censório”.

Veja abaixo o vídeo que gerou polêmica:

Com base na Lei de Acesso à Informação, a Revista Congresso em Foco chegou até os documentos da Censura Federal, em Brasília, e resolveu concentrar-se em um de seus capítulos menos conhecidos: a censura à propaganda. O Congresso em Foco publica hoje apenas uma parte desse material. A íntegra da reportagem está disponível no quarto número da revista, em circulação em todo o país.

Compre aqui a edição número 4 da revista

Leia ainda:

Tesoura da censura não perdoou nem a propaganda
Censura temia por propaganda de cuecas e calcinhas

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!