60% dos deputados declaram apoio ao impeachment, aponta Datafolha

Levantamento mostra também que, no Senado, 55% dos parlamentares afirmam ser a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff

Levantamento do Datafolha publicado nesta sexta-feira (8) no jornal Folha de S. Paulo mostra que 60% dos deputados federais entrevistados dizem que vão votar pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff. A votação está prevista para o próximo dia 17 de abril. Numericamente, considerando o percentual e o 513 deputados da Câmara, o impeachment teria 308 votos favoráveis - 34 a menos dos 342 necessários para que a ação seja submetida ao Senado.

A pesquisa mostra ainda que os parlamentares que 21% dos entrevistados se declaram contra o impeachment. Este percentual representa 108 deputados, porém, a presidente precisa de 172 votos contrários ao impeachment para garantir sua permanência no poder. No Senado, 55% dos parlamentares são a favor, 24% contra e 21% não se posicionaram.

O Datafolha revelou também que, em um recorte por bancadas na Câmara, o PP tem 57% dos votos pró-impeachment e 30% indecisos. Já no PMDB, que saiu da base do governo recentemente, 59% dos deputados querem o impeachment e outros 38% não se posicionaram.

O levantamento foi realizado entre os dias 21 de março e 7 de abril. Foram entrevistados 291 deputados e 68 senadores - todos eles foram ouvidos por telefone e sem se identificar. Com relação ao último levantamento, de dezembro de 2015, houve um recuo entre os contrários ao impeachment, o percentual passou de 31% para 21%. Já o índice de indecisos caiu de 27% para 18%.

Veja a íntegra da pesquisa

Mais sobre o impeachment

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!