“Não se apegue a promessas”, diz presidenta do TSE

Na primeira eleição sob os efeitos da Lei da Ficha Limpa, Cármen Lúcia pediu aos eleitores que deem prioridade ao que candidatos podem fazer por seus municípios no futuro. “E vote limpo”, arrematou

A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, valeu-se do fato de conduzir a primeira eleição brasileira sob os efeitos da Lei da Ficha Limpa para exortar eleitores a votar com consciência. Em discurso transmitido na noite deste sábado (27) em rede nacional de TV e rádio, Cármen pediu aos mais de 31 milhões de eleitores que vão às urnas amanhã (domingo, 28), no segundo turno em 50 cidades, para não se limitar às promessas eleitorais, mas priorizar o que candidatos têm a oferecer uma vez eleitos.

Tudo sobre as eleições 2012

“Não se apegue apenas às promessas do candidato; pergunte-se o que exigirá do seu representante. Deposite na urna o sonho da cidade na qual você quer viver. O seu voto é esse sonho começando a se tornar possível”, declarou a ministra, que fez menção concisa à Lei da Ficha Lima ao fim do pronunciamento.“E vote limpo”, arrematou Cármen Lúcia.

Mais cedo, a magistrada repassou à imprensa a informação de que o segundo turno das eleições transcorrerá sem qualquer pendência judicial, ou seja, com decisões da corte já tomadas sobre as dezenas de recursos apresentados em busca de rejeição ou deferimento de registros de candidatura. “Corre-se o risco de ter alguma ação superveniente, ou algum recurso que nós não podemos ainda prever. Mas, relativamente ao segundo turno, os ministros [do TSE] priorizaram justamente para que fosse tudo resolvido”, garantiu a ministra.

Saiba tudo sobre a Lei da Ficha Limpa

Confira o recado de Cármen Lúcia ao eleitor brasileiro:

“Pronunciamento da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, aos eleitores brasileiros na véspera do 2º turno das eleições 2012 – 27.10.2012

Boa noite!

Mais uma vez, peço licença para um minuto da sua atenção. Amanhã, eleitores de cinquenta municípios brasileiros votarão, em 19 Estados, no segundo turno das Eleições de 2012.

Segundo turno não é a segunda chance: cada voto é chance única de escolha. Por isso você, que decidiu ser esta a hora para eleger o Prefeito e o Vice-Prefeito do seu município, faça valer o que você quer, lembrando-se de que você está afirmando o seu presente e construindo também o futuro.

Não se apegue apenas às promessas do candidato; pergunte-se o que exigirá do seu representante. Deposite na urna o sonho da cidade na qual você quer viver. O seu voto é esse sonho começando a se tornar possível.

Neste domingo, vote com a liberdade que conquistamos e com a responsabilidade de que precisamos. E vote limpo.

Obrigada pela atenção. Desejo a todos um ótimo domingo e uma excelente eleição.”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!