Votações encerradas em 77 de 99 países; mais de 50% das urnas já apuradas

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições já terminaram em 77 países, de um total de 99, onde brasileiros residentes no exterior votam. Vancouver, no Canadá, será a última cidade a encerrar a votação, às 21h no horário de Brasília. Segundo os dados mais recentes, 54,04% das urnas no exterior já foram apuradas, o que corresponde a 270.402 votos.

No primeiro turno da eleição, mais de 500 mil brasileiros estão aptos a votar no exterior para escolher o próximo presidente da República.

As votações ainda estão em andamento nos seguintes países: Paraguai, EUA, Venezuela, Bolívia, Guiana, Canadá, Bahamas, Haiti, Trinidad e Tobago, República Dominicana, Colômbia, México, Cuba, Jamaica, Peru, Panamá, Equador, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador e Honduras.

Entre os países que já concluíram a votação estão Nova Zelândia, Austrália, Japão e China. Com o fim das votações em cada seção eleitoral, boletins de urna são impressos pelos mesários responsáveis e afixados em quadros de avisos para que eleitores e fiscais de partidos possam conhecer e auditar os resultados.

Os boletins contêm toda a informação relativa à votação em determinada seção, incluindo comparecimento de eleitores, contagem de votos brancos e nulos e o número de votos nominais e de votos de legenda.

As votações são encerradas a partir das 17h de cada localidade. Mas a divulgação das informações só é feita depois do encerramento de todas as seções eleitorais no Brasil e no exterior.

Devido ao fuso horário, o último estado a concluir a votação às 17h é o Acre. No horário de Brasília já serão 19h. É quando os resultados para a eleição presidencial serão divulgados. Já para os demais cargos a divulgação começa a ser feita a partir do fim da votação em cada estado.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!