Vereador Zico Bacana é baleado no Rio e estado de saúde é estável

O vereador carioca Jair Barbosa Tavares, o Zico Bacana (Podemos-RJ), foi baleado nesta segunda-feira (2) em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Zico tenta reeleição na cidade e fazia campanha em um bar quando foi alvejado.

Segundo informações do portal G1, Zico Bacana foi levado para o Hospital Carlos Chagas, também em Marechal Hermes e, de acordo com sua assessoria de imprensa, o vereador foi atingido de raspão na cabeça e seu estado de saúde é estável.

Mais cedo, Zico publicou vídeos e fotos em suas redes sociais fazendo campanha em um campo de futebol. "Fala Família Bacana! Hoje fui convidado para participar do campeonato dos amigos de Ricardo de Albuquerque! Aproveitei e conversei com os moradores da região sobre todo nosso trabalho para melhorar nossa cidade! Obrigado a cada amigo que esteve ali, parabéns a todos os times e ao grande campeão BEIRA DA LINHA", escreveu.

Ex-policial militar, Zico foi citado na CPI das Milícias como integrante de um grupo organizado que atua nas favelas da Palmeirinha e da Eternit, em Guadalupe, no Rio de Janeiro. Em 2018, ele foi intimado a prestar depoimento sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e do motorista Anderson Gomes.Zico teria visitado a Câmara dos Vereadores na véspera do assassinato de Marielle. Na época, seu advogado disse que ele depôs como testemunha.

Violência nas eleições

Além de Zico Bacana outras duas pessoas envolvidas com as eleições municipais foram alvo de tiros no último mês. Em outubro, Mauro Miranda, candidato a vereador em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi morto a tiros. No último dia 31, a cabo eleitoral Renata Castro, de Magé, também morreu após ser baleada. Um dia antes de sua morte ela foi a uma delegacia da Polícia Federal em Niterói onde fez uma denúncia e postou um vídeo citando um vereador da região, relatndo que sofreu ameaças dele.

> Eleição em Campos (RJ) tem candidatura impugnada e disputa entre famílias

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!