Veja as últimas pesquisas em 34 cidades do país

Haverá segundo turno hoje (28) em 50 municípios. Daqueles em que o Congresso em Foco encontrou levantamentos recentes de intenção de voto, o PSDB lidera em oito e o PT em seis

Em 50 municípios brasileiros, 31,7 milhões de eleitores voltam às urnas hoje (28) para, em segundo turno, definir quem será o prefeito da sua cidade pelos próximos quatro anos. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que por volta das 19h de hoje (28), os nomes de todos os prefeitos já sejam conhecidos.

 

Dezoito partidos estão na disputa pelos principais cargos da administração desses 50 municípios em 20 estados da Federação (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). O PT é o partido com mais candidatos na disputa: 22. O PSDB vem em seguida, com 17 candidatos, seguido do PMDB, com 16.

Das 50 cidades que disputam hoje o segundo turno, o Congresso em Foco encontrou pesquisas de intenção de voto realizadas nos últimos dias em 34 delas. Considerando-se o que mostram essas pesquisas, elas apontam uma vantagem do PSDB nesse universo, seguido de perto pelo PT.

Veja o que dizem as pesquisas nesses 34 municípios
Antes de votar, pesquise as informações sobre seu candidato

Leia também:

Segundo turno chega sem barrados pela ficha limpa
Quase 90 cidades poderão ter novas eleições
O mapa do poder após as eleições em primeiro turno

Das 34 cidades onde se encontrou pesquisa, o PSDB aparece, de acordo com os levantamentos, com mais chance de eleger o prefeito em oito delas. Os tucanos lideram em Belém (PA), Blumenau (SC), Campina Grande (PB), Manaus (AM), Franca (SP), Taubaté (SP), Teresina (PI), e Sorocaba (onde a pesquisa aponta empate com o PMDB).

O PT está na frente em Cuiabá (MT – onde há empate com o PSB), Fortaleza (CE – onde também as pesquisas mostram empate com o PSB), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), São Paulo (SP) e Ponta Grossa (PR).

Considerando-se os municípios em que a vantagem é clara ou há rigoroso empate, de acordo com as pesquisas, PSB e PDT lideram em quatro desses 34 municípios. PMDB, PSD, PPS e PP em três. O DEM em duas. E Psol e PCdoB em uma.

Nas capitais, vantagem do PT

Numa avaliação apenas do que dizem as pesquisas nas capitais em que haverá segundo turno, a vantagem é do PT. O partido da presidenta Dilma Rousseff lidera em cinco capitais. Em Cuiabá, a última pesquisa do Ibope mostra empate em 50% para cada um entre Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT). O mesmo ocorre em Fortaleza, onde, segundo o Datafolha, estão empatados Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB). O PT lidera ainda em João Pessoa, com Luciano Cartaxo; em Rio Branco, com Marcus Alexandre, e na joia da coroa, São Paulo, com Fernando Haddad. Segundo a pesquisa do Datafolha divulgada ontem (27), Haddad tem 58% dos votos válidos e José Serra, do PSDB, 42%.

PSDB, PSB e PDT aparecem na frente em três capitais. Os tucanos lideram em Belém, com Zenaldo Coutinho; em Manaus, com Arthur Virgílio, e em Teresina, com Firmino Filho. No caso do PSB, há empate com o PT em Cuiabá, com Mauro Mendes, e em Fortaleza, com Roberto Cláudio. Os socialistas ainda lideram em Porto Velho, com Mauro Nazif. O PDT está na frente em Curitiba, com Gustavo Fruet, e em Natal, com Carlos Eduardo Alves. Em Macapá, o candidato do PDT, Roberto, aparece empatado com o candidato do Psol.

Na frente na disputa por uma capital estão PP, PSD, Psol, DEM, PTC e PPS. O PP lidera com Alcides Bernal em Campo Grande. O PSD com Cesar Souza Júnior em Florianópolis. O Psol, numa situação de empate, tem a chance de eleger Clécio prefeito de Macapá. O DEM pode fazer o prefeito de Salvador, ACM Neto. No caso do PTC, a liderança é em São Luís, com Holanda Jr. E o PPS tem a possibilidade de eleger Luciano Resende prefeito de Vitória.

Colaboraram Eduardo Militão e Fábio Góis

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!