TSE aprova candidatura de Marina, Boulos, Cabo Daciolo e Amoêdo

Cinco candidaturas já estão com registros deferidos na Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (quinta, 23) o registro de candidatura de quatro presidenciáveis: Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e João Amoêdo (Novo). A candidatura de Vera Lucia (PSTU) foi deferida na terça-feira.

Ainda estão pendentes os registros de Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), que foram contestados, Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL).

Condenado a 12 anos de prisão e cumprindo pena em Curitiba, o ex-presidente Lula recebeu 16 pedidos de impugnação de seu registro, incluindo do Ministério Público. O prazo para a contestação terminou ontem (22) e agora a defesa tem até sete dias para se manifestar.

Bolsonaro também teve sua candidatura contestada por ser réu no Supremo Tribunal Federal (STF). O e ex-capitão do Exército é acusado de injúria e apologia ao estupro por ter dito, em 2014, que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT) “porque ela não merecia”.

Já o registro de Alckmin foi contestado pela campanha de Henrique Meirelles, que acusou a coligação de partidos que apoiam o tucano (DEM, PP, PRB, PR, PTB e Solidariedade) de não terem manifestado concordância com a aliança.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!