Sebastião Melo, do MDB, vence Manuela e é eleito prefeito de Porto Alegre

O deputado estadual Sebastião Melo, do MDB, foi eleito prefeito de Porto Alegre neste domingo (29). Com 97,79% das urnas apuradas, Melo tem 54,58%, e superou Manuela D'Ávila, do PCdoB, que tinha 45,42%.

Melo tinha terminado o primeiro turno na frente de Manuela D'Ávila, que tinha a liderança nas pesquisas eleitorais. O deputado estadual havia se beneficiado pela renúncia da campanha de José Fortunati (PTB), poucos dias antes do primeiro turno.

A candidatura de Manuela apontou sinais de recuperação na última semana, e uma pesquisa de intenção de votos do Ibope neste sábado (28) tinha apontado uma ligeira vantagem da candidata do PCdoB, que contava com apoio do PT e de outros partidos de esquerda.

Perfil do eleito

Aos 62 anos, o advogado Sebastião Melo nasceu no interior de Goiás, mas tem no Rio Grande do Sul seu habitat político. Sebastião foi vereador em Porto Alegre entre 2000 e 2012, quando foi eleito vice-prefeito na capital, em chapa encabeçada pelo próprio Fortunati. Desde 2018, era deputado estadual pelo estado.


> Delegado Pazolini, do Republicanos, é eleito prefeito de Vitória
> Edmilson Rodrigues, do Psol, é eleito prefeito de Belém

Continuar lendo