Psol, Rede e Novo concentram candidatos de movimentos de renovação política

Dentre os 359 candidatos ligados aos movimentos que incentivam renovação política na eleição de 2018, mais da metade está concentrada entre os partidos Psol, Rede, PSB e Novo.

A reportagem do Congresso em Foco identificou mais de 10 movimentos diferentes com lideranças concorrendo nestas eleições, das quais 181 estão nos partidos citados acima. Dentre os movimentos focados em candidatos novos na política, Agora!, Renova e Acredito lançaram, juntos, 142 candidatos.

Além desses, há outros grupos como a Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (Raps), Vote Nelas, Ocupa Política, Livres, Frente Favela Brasil, Nós e Brasil 21. Por fim, há ainda coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) que também estão concorrendo - o MBL, por ser pessoa jurídica, não pode apoiar candidatos, mas 17 de seus coordenadores são candidatos este ano.

Há também candidatos que foram bolsistas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas da Fundação Lemann em parceria com a Raps. O programa teve duas edições e selecionou 30 lideranças para capacitação de lideranças ligadas à Fundação Lemann e à Raps. As bolsas de estudo variaram entre R$ 30 mil e R$ 60 mil. A reportagem do Congresso em Foco identificou 21 candidatos que passaram pelo programa.

Dos grupos citados, a reportagem apenas não obteve a lista completa de candidatos da Frente Favela Brasil. A reportagem será atualizada assim que os grupos se manifestarem.

Abaixo, você pode conferir quais foram os partidos escolhidos pelos 359 candidatos ligados a esses movimentos.

Partidos mais escolhidos pelos candidatos de renovação

PSOL - 68

REDE - 58

PSB - 34

NOVO - 33

PSDB - 27

PPS - 21

PDT, PT & DEM - 10

PCdoB, PV, PP E SOLIDARIEDADE - 9

PODEMOS - 8

PROS - 7

PR - 5

PMN, PHS, MDB & PSD - 4

DC & PSC - 3

PSL, PTB & PRB - 2

PATRIOTAS, AVANTE, PTC & PRP - 1

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!