Partido Novo conquista primeira prefeitura de sua história

O empresário Adriano Silva (Novo) foi eleito neste domingo (29) prefeito de Joinville (SC), derrotando o deputado federal licenciado Darci de Matos (PSD). Com chapa pura, sem coligações, Silva obteve 55,43% dos votos válidos, ante 44,57% do adversário, que contou com o apoio de PSD, PL, PSDB e PP. Com o resultado, o partido Novo elegeu o primeiro prefeito desde sua criação.

Dois anos depois de uma rápida ascensão nas eleições gerais de 2018, o Novo teve um desempenho abaixo do esperado por suas lideranças na disputa municipal de 2020 e fez apenas 29 vereadores e um prefeito. É o segundo pleito municipal que o partido disputa.

Após sucesso em 2018, desempenho do Novo frustra Amoêdo, que cobra reflexão

No primeiro turno, Darci de Matos, político tradicional que já foi vereador da cidade três vezes, teve mais votos que o postulante do Novo: 66.838 votos (25,30%), ante 60.728 votos (22,98%) de Adriano Silva.

Perfil do eleito

Adriano Silva é estreante na política, assim como sua vice, a jornalista Rejane Gambin. Formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, Adriano Silva tem 42 anos e filiou-se ao Novo em 2018. No ano seguinte, estudou no RenovaBR, escola de formação política pelos quais passaram os atuais deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES).

Sua família é dona de uma rede de farmácias da região, onde Silva começou a carreira como assistente de marketing. Há seis anos, tornou-se presidente da rede farmacêutica. Também foi vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e presidente do Conselho da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!