Manuela D’Ávila reage e está empatada tecnicamente com Melo, aponta Ibope

A candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila, chega ao dia do segundo turno da eleição com uma ligeira vantagem sobre Sebastião Melo (MDB). Na última pesquisa do Ibope antes da eleição, divulgada neste sábado (28), Manuela tem 51% dos votos válidos, contra 49% de Melo – ambos estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de três pontos percentuais.

Nos votos totais, a vantagem é um pouco maior: Manuela tem 45% dos votos, enquanto Melo tem 43%. Ainda há 4% que não souberam ou não quiseram responder, e 8% que pretendem votar em branco ou anular seu voto. Também nesse caso estão empatados tecnicamente.

A pesquisa deste sábado indicou uma recuperação de Manuela acima da margem de erro, passando de 46% para 51% dos votos válidos desde a pesquisa de terça-feira (24). Manuela, que foi candidata a vice na chapa de Fernando Haddad à presidência em 2018, teve apoio do PT desde o início da campanha. Sebastião Melo, hoje deputado estadual, foi o mais votado no primeiro turno, em parte, devido à migração de votos de José Fortunati (PTB), que renunciou dias antes da eleição.

A pesquisa foi encomendada ao Ibope pela RBS, afiliada da TV Globo no estado do Rio Grande do Sul. O instituto ouviu 805 eleitores entre ontem (27) e hoje (28), e registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RS), sob o número RS-05561/2020.


> Marília e João Campos têm 50% das intenções de voto cada, diz Datafolha
> Ibope: Pazolini e Coser chegam empatados ao dia da votação em Vitória

Continuar lendo