Ibope: Paes lidera com 27% no RJ, seguido de Crivella, Martha e Benedita

Pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e divulgada nesta sexta-feira (2) aponta que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lidera a corrida à prefeitura do Rio de Janeiro, com 27% das intenções de voto na pergunta estimulada. Ele é seguido pelo atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), com 12%, pela delegada Martha Rocha (PDT), 8%, e pela deputada federal Benedita da Silva (PT), 7%.

Em seguida, vem Cyro Garcia (PSTU), com 3%, Bandeira de Mello (Rede), Clarissa Garotinho (Pros) e
Renata Souza (PSOL), com 2% cada um, Luiz Lima (PSL) e Suêd Haidar (PMB), com 1% cada. Brancos e nulos somam 28% e não souberam ou não responderam foram  7%. Os candidatos Fred Luz (Novo), Glória Heloiza (PSC), Henrique Simonard (PCO) e Paulo Messina (MDB) tiveram menos de 1%.

De acordo com o Ibope, as intenções de voto no ex-prefeito Paes se acentuam de acordo com o aumento da renda e da escolaridade dos entrevistados. O candidato alcança 40% entre os eleitores com renda familiar maior que cinco salários mínimos, e 20% entre os que possuem até um salário mínimo.

Enquanto isso, o atual prefeito Crivella se destaca entre os evangélicos (26%) e entre os eleitores com ensino fundamental – atinge 20% das respostas, contra os 7% que soma com os que possuem ensino superior.

Rejeição

Os dados apontam que o prefeito Crivella é o candidato com a maior taxa de rejeição, com 57%, seguido de Clarissa Garotinho (38%), Eduardo Paes (32%), Benedita da Silva (24%) e Cyro Garcia (15%).

Na intenção de votos espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar sem ter os nomes dos candidatos apresentados, Eduardo Paes também lidera, com 14%. Em seguida, aparecem Crivella (6%), Benedita da Silva (2%) e Martha Rocha (1%). Nesse cenário, brancos e nulos somam 34% e não souberam ou não responderam integram 40%.

A pesquisa foi realizada com 805 eleitores da cidade do Rio de Janeiro  entre 30 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

André Mendonça vai enviar 40 bombeiros da Força Nacional ao Pantanal

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!