Ibaneis é eleito governador do Distrito Federal pelo MDB

Novidade na política brasiliense, o emedebista Ibaneis Rocha foi eleito com 70,4% dos votos válidos contra 29,6% de seu adversário, o atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), com cerca de 80% das urnas apuradas por volta das 17h40. Não há mais chance de reversão do resultado.

Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, Ibaneis começou a corrida eleitoral com apenas dois pontos percentuais, atrás de figuras tradicionais da política brasiliense, como Eliana Pedrosa (Pros) e Alberto Fraga (DEM). A subida nas pesquisas surpreendeu o ambiente político no DF.

Essa é a primeira vez que Ibaneis se candidata a um cargo público. Com ascensão meteórica, o advogado saltou dos 2% das intenções de voto no início de agosto para 75% na véspera do segundo turno, disputando o cargo com o atual governador. Pautado no discurso da renovação da política, o candidato do MDB prometeu abrir mão de benefícios como residência e carro oficial.

Ele também afirma que, com os R$ 300 milhões de precatórios que deve receber do governo do Distrito Federal, vai construir moradias populares e escolas. Outro ponto importante de crescimento foi o apoio de várias igrejas evangélicas do Distrito Federal.

Ibaneis é fundador de um dos maiores escritórios de advocacia da capital. De origem humilde, o empresário de 47 anos é de família piauiense e nasceu no Distrito Federal. Já na capital, ele vendia produtos em feiras para ajudar no sustento dos dois irmãos mais novos. Ele foi o candidato ao governo do DF com mais bens declarados: cerca de R$ 93 milhões.

 

<< Acompanhe em tempo real a apuração das eleições 2018

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!