Eleições SP: Joice é mais governista na Câmara do que Russomanno

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL) é a candidata com mandato no Congresso que mais é fiel aos projetos do governo de Jair Bolsonaro. De acordo com a ferramenta do Congresso em Foco que mede o governismo dos deputados e senadores, a postulante à prefeitura de São Paulo votou com o governo em 96% das votações nominais. O deputado Celso Russomanno (Republicanos) votou a favor do governo em 93% das vezes.

Russomanno está na liderança das últimas pesquisas de intenção de voto. No último levantamento feito pelo Ibope, ele pontuou 25% contra 22% do atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). A deputada do PSL obteve 1% das intenções de voto.

Joice foi líder do governo no Congresso até outubro do ano passado, quando foi substituída pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO). A deputada rompeu com o Planalto após ficar do lado presidente do PSL, Luciano Bivar, na briga contra o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Apesar do alto número de governismo, Joice está um ponto percentual abaixo da média de apoio do PSL ao governo. Mesmo votando menos com o governo do que Joice Hasselmann, Celso Russomanno supera a média do Republicanos em nível de governismo, que é de 91%.

> Veja todos os dados sobre governismo no RADAR DO CONGRESSO

O Republicanos, legenda de Russomanno, se aproximou de Bolsonaro após o rompimento dele com o PSL. A sigla abriga hoje dois filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro. Além disso, o partido tem indicados no comando de secretarias de ministérios.

Russomanno é  vice-líder do governo na Congresso e é o candidato em São Paulo que mais tenta associar sua figura a do presidente e sempre acompanha Bolsonaro quando ele visita a capital paulista.

Na direção contrária, a deputada Luiza Erundina (Psol), candidata a vice-prefeita, votou com o governo em apenas 16% das vezes. O deputado Carlos Zarattini (PT), candidato a vice-prefeito, votou 22%. O candidato do PCdoB a prefeito, o deputado Orlando Silva, votou 34%.

>Ibope mostra Russomanno com 25% das intenções de voto em SP. Covas tem 22%

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!