Covas e Paes dão brilho a PSDB e DEM. MDB vence em dez cidades. PT fica fora das capitais

Além de reeleger Bruno Covas na cidade mais rica e populosa do país, o PSDB obteve hoje outras importantes vitórias no Rio Grande do Sul (Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas), em Minas Gerais (Governador Valadares) e no estado de São Paulo, onde o partido também venceu em Praia Grande e Ribeirão Preto e caminha para governar quase 30% das prefeituras, incluindo os municípios onde havia vencido no primeiro turno.

O DEM confirmou a vitória de Eduardo Paes no Rio de Janeiro e ganhou a disputa em Piracicaba (SP), São João de Meriti (RJ) e Cariacica (ES).

Vitorioso em Maceió (AL), o PSB teve de suar a camisa jogando em casa para eleger o deputado federal João Campos no Recife (PE), o que tirou do PT aquela que era a maior esperança de administrar uma capital nos próximos quatro anos.

Loading...

Loading...

Quatro anos atrás, o PT havia eleito o prefeito de apenas uma capital, Rio Branco (AC). Mas aquela foi também a única cidade onde há eleição em dois turnos na qual o partido saiu vitorioso. Desta vez, elegeu prefeitos em quatro: Mauá (SP), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG) e Diadema (SP).

Com a vitória de Sebastião Melo em Porto Alegre (RS), Maguito Vilela em Goiânia (GO) e Dr. Pessoa em Teresina (PI) e Arthur Henrique em Boa Vista (RR) o MDB fez bonito neste domingo. Também ganhou em Paulista (PE), Feira de Santana e Vitória da Conquista (na BA) e Franca e Taubaté (em SP).

PDT e Ciro Gomes conseguiram mais uma vez afirmar sua força no Ceará, elegendo Sarto em Fortaleza, contra um candidato para o qual o presidente Jair Bolsonaro fez campanha. O PDT também venceu em Aracaju (SE) e Serra (ES).

No fragmentado caleidoscópio partidário, também tiveram conquistas neste domingo:

PP – João Pessoa (PB) e Anápolis (GO)

Podemos – São Luís (MA), Blumenau (SC), Vila Velha (ES) e Taboão da Serra (SP)

Republicanos – Vitória (ES), Soracaba (SP) e Campinas (SP)

PSD – Guarulhos (SP), Canoas (RS) e Ponta Grossa (PR)

Psol – Belém (PA)

Patriota – Bauru (SP)

Novo – Joinville (SC)

Solidariedade – Uberaba (MG)

Continuar lendo