Comissão tenta votar hoje PEC que institui o “distritão”

A comissão especial da Câmara dedicada a analisar a PEC 125/2011, a “PEC da reforma política”, volta a se reunir nesta segunda-feira (9), a partir das 19h, para debater o parecer da relatora, a deputada Renata Abreu (Podemos-SP). Sem consenso entre os parlamentares, o colegiado tentou votar o texto na semana passada, mas as discussões não avançaram.

A PEC foi apresentada inicialmente com o objetivo de impedir a realização de eleições em datas próximas a feriados. Porém, o texto sofreu uma série de alterações, tenso seu espoco ampliado.

Pelo texto da relatora, o sistema eleitoral brasileiro será alterado, em 2022, do proporcional para o chamado “distritão”, e, em 2026, para o distrital misto. A proposta tem sido duramente criticada por parlamentares da oposição e também por organizações da sociedade civil.

Mesmo em meio à pandemia, que impõe restrições ao debate público, estão em tramitação na Câmara, além da reforma política, a reforma eleitoral – considerada a maior desde a redemocratização -, e ainda a proposta bolsonarista da volta do voto impresso.

>>Lira afirma que decisão do Plenário sobre PEC do voto impresso deve ser respeitada

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo