O ex-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que foi “miseravelmente traído” pelo ex-presidente Lula e seus “asseclas”. O terceiro colocado na disputa presidencial disse que não declarou voto em Fernando Haddad (PT), no segundo turno, por não querer fazer campanha nunca mais para o PT.
Em entrevista ao repórter Gustavo Uribe, Ciro criticou a atuação do PT para impedir o apoio do PSB à sua candidatura e classificou como “insulto” o convite do ex-presidente Lula para que ele assumisse a vaga de vice no lugar de Haddad.
Ciro afirmou que ouviu “um milhão de apelos” para não deixar a política e que sua responsabilidade aumentou porque o “país ficou órfão”. O pedetista afirmou que não lavou as mãos ao deixar o Brasil entre o primeiro e o segundo turno e não declarar apoio a Haddad e que compreendeu, durante a viagem, o que aconteceu na eleição presidencial.
“O que aconteceu foi uma reação impensada, espécie de histeria coletiva a um conjunto muito grave de fatores que dão razão a uma fração importante dessa maioria que votou no Bolsonaro. O lulopetismo virou um caudilhismo corrupto e corruptor que criou uma força antagônica que é a maior força política no Brasil hoje. E o Bolsonaro estava no lugar certo, na hora certa.”
Leia também
Bajuladores
O ex-governador disse que Lula se corrompeu e não faz autocrítica por conviver apenas com “bajuladores”.
“Você acha que votei em quem com a minha história? Eles podem inventar o que quiserem. Pega um bosta como esse Leonardo Boff [que criticou Ciro por não declarar voto a Haddad]. Estou com texto dele aqui. Aí porque não atendo o apelo dele, vai pelo lado inverso. Qual a opinião do Boff sobre o mensalão e petrolão? Ou ele achava que o Lula também não sabia da roubalheira da Petrobras? O Lula sabia porque eu disse a ele que, na Transpetro, Sérgio Machado estava roubando para Renan Calheiros. O Lula se corrompeu por isso, porque hoje está cercado de bajulador, com todo tipo de condescendências”, disparou. “Cadê os críticos? Quem disse a ele que não pode fazer o que ele fez? Que não pode fraudar a opinião pública do país, mentindo que era candidato?”, emendou.
Ciro contou que Lula chegou a chamá-lo para ser seu vice no lugar de Haddad. “Por que o senhor não aceitou ser candidato a vice-presidente de Lula? Porque isso é uma fraude. Para essa fraude, fui convidado a praticá-la. Esses fanáticos do PT não sabem, mas o Lula, em momento de vacilação, me chamou para cumprir esse papelão que o Haddad cumpriu. E não aceitei. Me considerei insultado.”
Asseclas
O pedetista criticou a manobra feito pelo PT para isolá-lo e impedir que o PSB o apoiasse e responsabilizou o PT pela eleição de Bolsonaro. “Pelo ex-presidente Lula e seus asseclas. Você imagina conseguir do PSB neutralidade trocando o governo de Pernambuco e de Minas? Em nome de que foi feito isso? De qual espírito público, razão nacional, interesse popular? Projeto de poder miúdo. De poder e de ladroeira. O PT elegeu Bolsonaro.”
Segundo o pedetista, o momento não é de reaglutinar a esquerda, mas de criar um novo campo político. “Não quero participar dessa aglutinação de esquerda. Isso sempre foi sinônimo oportunista de hegemonia petista. Quero fundar um novo campo, onde para ser de esquerda não tem de tapar o nariz com ladroeira, corrupção, falta de escrúpulo, oportunismo. Isso não é esquerda. É o velho caudilhismo populista sul-americano.”
Ciro Gomes também responsabilizou a imprensa pela eleição de Bolsonaro. Chamou o apresentador do Jornal Nacional William Bonner de arrogante e criticou a Folha por ter feito reportagem que contestava os dados positivos na área da educação apresentados pela prefeitura de Sobral (CE), sob comando de sua família e seu grupo político. “A imprensa brasileira nepotista e plutocrata como é é parte responsável também por essa tragédia.”
PT pede à militância ajuda para poder quitar contas da campanha
Faltou dizer que nos 12 anos de governo de esquerda (PT), governou com a “escoria” da política brasileira deste o episódio do mensalão até colocarem o Sr Temer como vice.
As manifestações de 2013 solicitou algo novo e a esquerda veio com o “velho” Lula e o governo Dilma (Temer) produziu a elevação da direita (Bolsonaro).
Esse energúmeno do Ciro bate e assopra…Perdeu oportunidade de chegar pra concorrer com o capitão, no lugar do PosTe e bancou, pra variar, o duas caras…Ora enaltece e até defende por trás dos panos o molusco, ora crava sua estaca como vem fazendo agora…CHUTAR CACHORRO MORTO É FÁCIL…É COMO EMPURRAR BÊBADO LADEIRA ABAIXO…Agora fica jogando a culpa em pilantras do pt, falando da traição perpetrada pelo molusco, COMO SE NINGUÉM SOUBESSE O TRAÍRA QUE ESSE PINGUÇO É DESDE A ÉPOCA QUANDO FOI SINDICALISTA…E NA REPRESSÃO, QUANDO IA PRESO, NUNCA TOMOU UM PETELECO SEQUER…Sociedade tem que varrer esses come e dorme…VAMOS EM FRENTE COM GENTE CORRETA E CAPAZ…
(kekeke!!!). Agora, que já entrou, é relaxar e gozar. Achei foi bom e pouco essa lavada que o PTêco deu em Ciro. Aliás, tanto faz Ciro como Lula, pois ambos são nefastos para o Brasil. Ciro, talvez, seja um pouco pior, pois é prepotente, interesseiro, arrogante, preconceituoso e pernóstico, além de outros qualitativos. Certamente foi um castigo que tomou, pois disse que era o único capaz de soltar Lula, sendo isso um pecado. Bem, eleito Bolsonaro, agora é esperar o melhor para o Brasil.
Curioso! Quando o presidente Lula traiu o Brasil e os brasileiros ele não ficou indignado. É impressionante um político que vive neste ninho de cobras reclamar de picadas. Políticos brasileiros, com raríssimas exceções, não possuem, ideal, ética, moral, honestidade, compromisso com o povo e, especialmente “amigos”, só interesses pessoais, portanto, esta “indignação” deste cidadão não passa de joguinho de cena para se fazer de vítima.
O que ele deseja com a choradeira é dizer que afastou-se definitivamente de Lula, como se esquecêssemos que o demagôgo Ciro veio a público para dizer que seria o único a ter condições de soltar Lula. Há algo mais ameaçador que isso?
Qual tragédia Ciro?
Lula sempre que pode esfaqueia pelas costas, finalmente tu acordou , né Siro ? = D
Siro ,Siro, Siro. Tu é uma comédia.
É Cangaciro, a casa caiu já era. Não adianta vc ficar se lambendo na mídia, pois vc tem um passado político e todos sabem perfeitamente o teu jeito de politiqueiro safado, Vai descansar cara esqueça tudo que o país agradece e a sociedade também, O que você tinha que fazer não fez, chega de politiqueiros no Poder!.
O que Ciro fala nunca esta em consonância com o que pensa.
Os leitores do CF também foram traídos pelo portal, que jogou no lixo seus valores para defender o caudilhismo lulista, corrupto e corruptor. Eu, que sou leitor antigo do site e apenas não queria ser governado por um fantoche de presidiário, fui tratado aqui como “fascista”, “machista”, “inimigo da democracia”. A razão foi abandonada pelo desejo de lacrar.
Idem, idem!
Espero que o Congresso em Foco também seja humilde e reconheça seus erros. Isso que o “Tiro” Gomes falou também vale para o CF.
Certamente. A imprensa tratou a maioria da população como imbecil nestas eleições, quando eles é que fizeram papel de bobos por não conseguirem influenciar ninguém e ainda por cima saírem desacreditados.
A população quis ter um governo não-esquerdista, decisão legítima e democrática, e a mídia não aceitou isso.
Ciro quer se descontaminar do PT, não quer que o anti petismo atinja ele por tabela . E pelo que vejo tb quer se desvenciliar da esquerda mas não sendo de direita… Quer se posicionar como opção viável para 2022. Mas sem personalidade talvez fique dificil.
Deus nos livre e guarde de Ciro. Creio que, neste pleito, demonstramos grau elevado de clareza e que estamos atentos aos demagogos. Não enho dúvida de que, daqui prá frente, entramos num período virtuoso de vacas gordas.