Campanhas ostensivas nos blogs

Mário Coelho

Se depender da disposição dos blogueiros brasileiros, a eleição presidencial de 2010 será bem disputada. Apesar de faltar aproximadamente 16 meses para a definição dos candidatos pelos partidos, o debate de quem ocupará a principal cadeira do Palácio do Planalto já começou. E ela mostra a polarização entre PSDB e PT. De um lado, a pré-candidata declarada do presidente Lula, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Do outro, os governadores tucanos Aécio Neves (Minas Gerais) e José Serra (São Paulo).

Como mostrou o Congresso em Foco ontem (leia a reportagem), aumentou o número de comunidades no Orkut relacionadas a parlamentares. Assim como no site de relacionamentos, as redes de blogs que apóiam a candidatos são mantidas por eleitores. São partidários que decidem colocar suas opiniões, publicar matérias de veículos de imprensa sobre seus políticos prediletos e iniciar o debate desde agora.

Os blogs dos pré-candidatos não são oficiais. Nem poderiam. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as campanhas estarão permitidas apenas em julho de 2010, depois das escolhas dos candidatos pelas convenções partidárias.

Nas pesquisas de opinião divulgadas recentemente, Dilma Rousseff aparece distante dos tucanos Aécio Neves e José Serra. Seu blog, Dilma Presidente, editado por sete pessoas - "nossos editores são todos de Esquerda, na sua maoria do Partido dos Trabalhadores", como dizem no próprio espaço -, busca tirar essa vantagem dos tucanos ao fazer a ponta com os internautas. Ali, é possível encontrar vídeos de discursos e entrevistas, matérias que citam a ministra da Casa Civil e comentários dos visitantes.

Tudo muito atualizado. As imagens de Dilma no carnaval de Pernambuco podiam ser vistas no meio da tarde de ontem.

Os tucanos também entraram na campanha virtual. Serra Presidente 2010 é mantido por um grupo denominado Juventude Pró Serra. Um dos destaques do blog é uma enquete para saber quem seria o vice ideal para o tucano. Entre as opções, Aécio Neves, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), além de reportagens e pesquisas de opinião recentemente divulgadas. Esse é o mesmo caso do blog Aécio Presidente. Apesar de não ser atualizado desde o fim de novembro, o espaço busca divulgar as ações do tucano como governador de Minas Gerais.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!