Bandeira inspirada no nazismo é exibida em manifestação pró-Bolsonaro

Um símbolo adotado por extremistas nos Estados Unidos foi reconhecido e registrado em manifestação de apoiadores do candidato de extrema-direita à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), no último domingo (14).

O símbolo do reino imaginário “Kekistan”, que surgiu em fóruns na internet, passou a integrar manifestações da extrema-direita especialmente depois da ascensão de Donald Trump à Casa Branca.

A bandeira foi erguida em manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, ao lado de apoiadores de Bolsonaro. É a primeira vez que a bandeira é detectada e fotografada em uma manifestação brasileira.

Acima, a bandeira criada em fóruns na internet. Abaixo, a bandeira dos nazistas

Inspiração nazista

O “Kekistão” tem origem nos fóruns de discussão sobre jogos online do 4Chan, site em que usuários publicam imagens de forma anônima em sub-fóruns sobre diferentes temas. A bandeira, criada em um dos muitos fóruns do 4Chan, tem como base a bandeira nazista.

As únicas mudanças são a substituição do vermelho pelo verde e, no lugar da suástica, um “E” cercado por quatro “K”, formando um “kek”. A expressão é usada pelos extremistas e seu significado pode se referir a uma “divindade” do reino imaginário da extrema-direita.

Desde as manifestações de um grupo de radicais em Charlottesville (Virgínia-EUA), em agosto do ano passado, a bandeira é vista em reuniões dos grupos da extrema-direita norte-americana.

 

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre ataques por motivação política

Ministério Público vai investigar jogo em que “Bolsomito” mata gays, mulheres e negros

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!