Às vésperas da eleição, irmão de Davi lidera disputa em Macapá com 28%

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (3) mostra Josiel Alcolumbre (DEM) à frente da disputa pela prefeitura de Macapá, com 28% das intenções de votos válidos. Josiel é irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que tem trabalhado ativamente como cabo eleitoral.

Os 292 mil eleitores da capital amapaense só irão às urnas no próximo domingo (6), conforme decisão conjunta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) que adiou o pleito depois do apagão e da crise no fornecimento de energia.

Atrás de Josiel, aparecem tecnicamente empatados Dr. Furlan (Cidadania) com 14%, Patrícia Ferraz (Podemos) com 13% e Capi (PSB) com 13%. Em seguida, Cirilo Fernandes (PRTB) tem 10%, Guaracy (PSL), 9%, Paulo Lemos (Psol), 7%, Professor Marcos (PT), 3% e Haroldo Iram (PTC) e Gianfranco (PSTU) têm 2% cada um.

Os votos válidos excluem brancos, nulos e abstenções e são o critério usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da apuração. Nesse cenário, a disputa iria para segundo turno entre Josiel e algum dos candidatos do segundo pelotão, pois nenhum dos candidatos possui 50% mais um do total de votos (a maioria absoluta).

Rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. O candidato com a maior taxa de rejeição é o ex-senador e ex-governador Capi (PSB), com 53%, seguido por Josiel (DEM), com 30%. Patrícia Ferraz (Podemos) tem 23% de rejeição e Guaracy (PSL), 20%. Os demais candidatos tiveram menos de 20% de rejeição.

O Ibope entrevistou 602 eleitores entre os dias 1º e 3 de dezembro, por telefone. Contratada pela Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo na região, a pesquisa foi registrada no TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá) sob o protocolo AP-01464/2020. 

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Crise elétrica ameaça eleição de irmão de Davi Alcolumbre em Macapá

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!