Apenas três candidatos com apoio explícito de Bolsonaro podem ir ao segundo turno

Na véspera das eleições municipais 2020, o presidente Jair Bolsonaro divulgou uma lista em seu Facebook com o nome de candidatos que apoia. Somente um dos seis indicados pelo presidente a prefeituras de capitais lidera as pesquisas de intenção de votos e três podem ir para o segundo turno.

O candidato à prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros), está tecnicamente empatado com Sarto (PDT) que é candidato do adversário político de Bolsonaro,  Ciro Gomes. De acordo com a pesquisa Ibope divulgada neste sábado (14), Sarto está com 32% das intenções  e Wagner, 30%.

> Veja as últimas pesquisas eleitorais em todas as capitais

No Rio de Janeiro, o candidato do presidente é o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) que está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos divulgada pelo Datafolha  também neste sábado. Antes de divulgar a lista, o presidente já tinha declarado apoio político ao candidato. “Eu tô com Crivella”, disse Bolsonaro

Outros dois candidatos apoiados pelo presidente não chegam ao segundo turno, de acordo com as pesquisas de intenção de votos.  Celso Russomanno, em São Paulo, está empatado na disputa pelo segundo lugar, mas nos números absolutos está na quarta colocação.

Também apoiado pelo presidente, Bruno Engler (PRTB) está em quarto lugar nas intenções de votos pela prefeitura de Belo Horizonte. Ele participou de um live com Bolsonaro e endossou algumas  cartilhas ideológicas defendidas pelo presidente, como o discurso negacionista em relação à pandemia de covid-19 e desacreditou os institutos de pesquisa.

“As pesquisas em Minas indicaram que a Dilma seria senadora, que o Zema não iria para o segundo turno e que Bolsonaro perderia para todo mundo no segundo turno. Hoje o Zema é governador, a Dilma só fala bobagem no Twitter e o Bolsonaro é presidente”, disse Bruno Engler.

Delegada Patrícia (Podemos), candidata à prefeitura de Recife, também participou da live de Bolsonaro. Ela ocupa o quarto lugar nas pesquisas de intenção de voto divulgadas no último dia 10. 

Na pior colocação entre os apoiados pelo presidente está o coronel Menezes (Patriota) quinto lugar nas intenções de votos em Manaus. 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!