CNPQ confirma “queima” de equipamento e prorroga prestação de contas dos bolsistas

Com os sistemas inoperantes há mais de três dias, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) confirmou, nesta terça-feira (27) que a indisponibilidade “se deu por conta de um componente do equipamento que queimou”. Em nota, o órgão informou que “existem backups” dos conteúdos e que eles estão “apoiando o restabelecimento dos sistemas”, mas ainda não há previsão para o reestabelecimento dos serviços. Por conta disso, todas as “ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.”

O CNPQ é um braço do Ministério de Ciência e Tecnologia e responde pelo fomento à pesquisa científica no Brasil dentre outras coisas, viabilizando bolsas de investigação para graduação e pós-graduação. A pane no sistema ocorreu no final da semana passada e desde o sábado (24) plataformas como o Lattes – que abriga o currículo e histórico dos pesquisadores brasileiros – e a Carlos Chagas – que reúne dados sobre as bolsas de financiamento de pesquisa – estão completamente fora do ar.

Além disso, os e-mails do Conselho, além de telefones e demais serviços digitais também estão inoperantes.

Desde então, áudios começaram a circular em grupo de acadêmicos e a informação era de que o CNPQ ainda não tinha dimensão de quanto de informações se perdeu, pois o processo de backup tinha sido iniciado, mas não havia certeza de que havia sido concluído antes da pane. Há temor por parte dos pesquisadores, também, sobre o risco do não pagamento das bolsas.

Confira a íntegra da nota divulgada:

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
    O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  2. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  3. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  4. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas.
  5. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br.

Coordenação de Comunicação Social

> Bolsonaro vai à Justiça contra lei que garante internet na educação pública

> Senado aprova projeto que proíbe corte de bolsas de estudo na pandemia

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo