Proposta que cria 400 vagas para diplomatas avança na Câmara

Projeto também cria 1.065 postos de oficial de chancelaria e 346 de assistente de chancelaria

Conforme nota publicada no site SOS Concurseiro, o projeto de lei que cria 400 vagas para diplomatas avançou mais uma etapa no Congresso. O PL 7579/2010, do Executivo, foi aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados na última semana e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Além das vagas para diplomatas, a proposição também cria 1.065 postos de oficial de chancelaria e 346 para assistente de chancelaria.

Caso realize concurso para preencher esses postos, o Ministério das Relações Exteriores terá de esperar para nomear os aprovados. Não há previsão de recursos, na proposta orçamentária enviada pelo governo ao Congresso, para incorporar esses profissionais ao quadro de servidores no próximo ano.

O concurso do Itamaraty é considerado um dos mais difíceis entre os concurseiros e tem ficado cada vez mais concorrido. Na última seleção, o Cespe contabilizou 7.180 inscritos para 26 vagas, concorrência de 276,15 candidatos por posto. No ano anterior, a demanda foi de 82 concorrentes por vaga.

Saiba mais sobre concursos públicos no site SOS Concurseiro

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!