PIX terá modalidade de saques e troco a partir de novembro

O Banco Central anunciou novas mudanças para o meio de pagamento instantâneo PIX. A partir do dia 29 de novembro deste ano, a ferramenta vai possibilitar que os usuários façam saques e trocos.

A função vai permitir que os usuários de qualquer instituição financeira que ofereça o PIX efetuem saques em qualquer ponto que ofereça os serviços. Para utilizar, o cliente deverá fazer um PIX para o agente de saque, do mesmo modelo que se faz uma transferência atualmente, a partir da leitura de um QR Code.

O  serviço é válido para estabelecimentos comerciais, redes de caixas eletrônicos compartilhados e participantes do PIX com caixas eletrônicos próprios. 

O PIX troco  possibilita o saque em espécie durante o pagamento de uma compra em algum estabelecimento. Nesta modalidade, o PIX é feito pelo valor total (compra + saque). No extrato do cliente será disponibilizado o valor correspondente ao saque e ao valor de sua compra.

Após pressão das instituições financeiras devido ao aumento do número de crimes e fraudes por meio do PIX, o Banco Central anunciou no último dia 27 um pacote de medidas de segurança do meio de pagamento instantâneo.

Ainda não há data para estas novas determinações valerem, mas elas devem começar  nas próximas semanas. Entre elas, está o limite de  R$ 1 mil para transferências entre 20h e 6h do dia seguinte . Esse limite noturno também vale para transferências interbancárias, pagamentos com cartões de débito e liquidação de TEDs. 

> Depois de Lula, Bolsonaro vai ao Nordeste sob novas denúncias de rachadinha

> Fiesp critica alterações no Imposto de Renda e diz que atuará por mudanças

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo