Petistas acusam BC de vazar informação e pedem convocação do presidente

Os deputados petistas Afonso Florence (BA) e Ênio Verri (PR), líder do partido na Câmara, protocolaram dois requerimentos em que acusam um diretor do Banco Central de vazar informações privilegiadas sobre a intenção do banco de atuar para enfrentar a alta do dólar. Nos documentos, os petistas requerem informações ao BC e propõem a convocação do presidente da instituição, Roberto Campos Neto, à Câmara. 

“Em ‘live’ realizada no dia 6 de novembro do corrente ano, em que participaram diretores do Banco Central do Brasil e a diretoria do Banco Itaú, o Diretor de Política Econômica do Bacen, Fábio Kanczuk, teria adiantado, de modo indevido, a intenção da instituição de atuar até o final do ano de modo a evitar a possível a alta da moeda estadunidense”, diz trecho do requerimento.

Veja aqui a íntegra do requerimento de convocação e aqui o requerimento de informações.

“Tais movimentos, em eventos privados, acessíveis a poucos privilegiados, longe da imprensa e dos órgãos de controle, precisam ser investigados de modo aprofundado, visando esclarecer, de maneira objetiva, eventual divulgação de informação privilegiada, capaz de caracterizar, em tese, crime contra o sistema financeiro e o mercado de valores mobiliários”, finalizam os deputados. 

No dia do evento, o Banco Central divulgou uma nota dizendo que não antecipa eventuais decisões sobre intervenção no câmbio. 

Leia a nota na íntegra

O Banco Central mantém permanente monitoramento dos mercados financeiros visando a manutenção de seus normais funcionamentos.

Decisões de atuação da autoridade monetária diante de disfuncionalidades de mercado são tomadas de forma fundamentada, obedecendo a rígido processo de governança interna e pautadas pela comunicação transparente através dos canais oficiais.

O Banco Central reitera que avalia continuamente o funcionamento do mercado de câmbio e esclarece que não antecipa eventuais decisões sobre intervenção, rejeitando quaisquer interpretações neste sentido.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!