Mansueto Almeida será economista-chefe do BTG Pactual

O ex-secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida vai assumir, quando o período de quarentena remunerada acabar, o cargo de economista-chefe do banco BTG Pactual. A informação foi revelada nesta segunda-feira (10) pelo Brazil Journal e confirmada pelo Congresso em Foco com o BTG.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

Como o site mostrou em junho, Mansueto se movimentava para ir para a iniciativa privada desde dezembro do ano passado.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi um dos fundadores do BTG. Hoje ele não tem participação na empresa.

Ele estava no comando do Tesouro Nacional desde 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). O economista saiu do cargo em julho deste ano, a pedido, e foi substituído por Bruno Funchal.

Quando era secretário de Acompanhamento Fiscal do então ministro da Fazenda Henrique Meirelles, em 2016, Mansueto foi um dos formuladores da emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos.

O ex-secretário do Tesouro entrou em rota de colisão com o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues. Waldery chegou a anunciar a saída de Mansueto em dezembro, mas foi desmentido pelo colega. "Zero chance de sair", disse Mansueto, em dezembro, conforme mostrou o Congresso em Foco.

Considerado um técnico qualificado e bastante assediado pelo setor privado, Mansueto tinha o  compromisso do ministro Paulo Guedes de que seria nomeado secretário-executivo do Conselho Fiscal da República, órgão previsto na PEC do Pacto Federativo. Com a pandemia, a PEC saiu de pauta, e não há previsão de quando será votada no Senado, onde tramita.
Guedes já havia declarado que se preparava para perder Mansueto para o mercado. No início do ano, o secretário afirmou, ainda antes da pandemia, que perdia o sono com os resultados negativos da economia brasileira.

 

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   

> As últimas notícias da pandemia de covid-19

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!