Ipea revisa projeção e prevê queda de 6% do PIB

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira (9) nova estimativa de resultado do Produto Interno Bruto (PIB). É esperada uma queda de 6% em 2020 e um crescimento de 3,6% em 2021. Leia a pesquisa completa: íntegra.

Em março, o Ipea tinha expectativa de queda de 1,8% em 2020 e crescimento de 3,1% em 2021. O instituto justificou a mudança drástica para a previsão do resultado neste ano como por conta do “avanço da pandemia de Covid-19 e seus impactos na economia brasileira, especialmente no segundo trimestre”.

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   

A projeção é de queda de 10,5% no segundo trimestre, com retração de 13,8% na indústria, 10,1% nos serviços e 11,2% no consumo das famílias. Para o terceiro e o quarto trimestres, projeta-se recuperação da atividade econômica.

O instituto afirma que abril foi o “fundo do poço”, mas traça uma expectativa de melhora para os próximos meses.

“Apesar do grau ainda elevado de incerteza quanto à evolução da Covid-19, abril parece ter sido o ‘fundo do poço’. O conjunto de medidas de preservação de renda, empregos e produção implementado como resposta à crise, aliado ao início da flexibilização das medidas de isolamento, permite esperar uma melhora no desempenho da atividade econômica nos próximos meses”.

>PIB encolhe 1,5% no primeiro trimestre e volta ao patamar de 2012

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!