Governo tem dificuldade para encontrar receita para novo Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro ainda não chegou a um consenso de como será o texto que criará o novo programa social que deve ampliar o Bolsa Família.

Na última terça-feira, Bolsonaro reuniu ministros e líderes do governo no Congresso. No mesmo dia, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), promoveu um encontro do ministro da Economia, Paulo Guedes, com líderes partidários aliados do governo.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

Governo quer reforma tributária aprovada pela Câmara em outubro

> Presidente da Comissão do Orçamento cobra do governo recursos para renda mínima

De acordo com Barros, ainda não está definido de onde virá a receita para financiar o programa, o valor do benefício e nem o número de beneficiários. Depois de integrantes do Ministério da Economia terem fornecidos dados sobre estudos do governo para cortar outros programas sociais para reforçar o Bolsa Família, o presidente proibiu que detalhes não confirmados da iniciativa sejam divulgados. A ideia é apresentar as informações do programa quando ele ficar pronto.

“Estamos construindo solução ainda, não temos solução. A reunião era para pegar alguns pressupostos e agora está caminhando, vamos pegar dados para ver como fecha a conta. Não tem nada ainda, quando tiver o Márcio Bittar [senador e relator do orçamento de 2021] vai fazer”, disse Ricardo Barros ao Congresso em Foco.

Durante live da Necton Investimentos na semana passada, Ricardo Barros afirmou que a intenção é que o programa seja financiado por meio de desvinculação de fundos e desindexação de algumas despesas obrigatórias, mas ainda não há informações de quanto isso pode gerar de receita porque vai depender dos fundos a serem desvinculados e das despesas a serem desindexadas.

> Reforma administrativa geral poderia dobrar economia, diz mentor da proposta

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!