Economista de Ciro vai propor PEC de capitalização na Previdência

O deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE) vai apresentar na volta dos trabalhos legislativos em 2020 uma proposta de emenda à Constituição que instaura o regime de capitalização nas aposentadorias.

Ao Congresso em Foco, o deputado disse que se reuniu há três meses com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e que discute com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a bancada do PDT para fechar a PEC.

> Líder do MDB vê caminho aberto para Previdência dos estados

> Líder do governo diz que não é fácil achar alternativa CPMF

Capitalização de Bolsonaro x Capitalização de Ciro

O congressista foi coordenador econômico da campanha presidencial de Ciro Gomes em 2018 e a proposta estava no programa de governo do ex-governador.

Na capitalização, o valor da aposentadoria é construído por meio do pagamento de impostos do próprio trabalhador que vai receber o benefício. Hoje o sistema de aposentadoria é repartição, ou seja, os contribuintes pagam para financiar os atuais aposentados e não suas próprias pensões.

A mudança do sistema estava no texto inicial elaborado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O ponto foi retirado durante análise por deputados.

De acordo com Benevides, a sua proposta se diferencia da do governo por incluir também a contribuição dos empregadores para financiar a capitalização

> Congresso terá de enfrentar reformas e contenção de gastos em 2020

> Reforma tributária do governo deixa alternativa à CPMF por último

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!