Economia cresce 1,74% nos últimos três meses, aponta BC

O Banco Central divulgou, na manhã desta sexta-feira (16), o resultado do Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) para o terceiro trimestre deste ano. No resultado dessazonalizado (ajustado para o período), a economia registrou crescimento de 1,74%. O resultado de setembro é 0,09% menor que o de agosto, segundo o BC.

O índice do BC engloba o nível de atividade da indústria, comércio e serviços e agropecuária, e também contabiliza o volume de impostos arrecadados e é uma espécie de “prévia” do resultado do Produto Interno Bruto (PIB). O índice também é usado para ajudar a BC a definir a taxa básica de juros, a taxa Selic.

O PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somando todas a riquezas produzidas pelo país durante o ano. O índice do IBGE será divulgado oficialmente no fim de novembro. Nem sempre os números das instituição se aproximam, por usarem metodologias diferentes.

Comparado ao mesmo período do ano passado, o crescimento do IBC-Br é de 1,72%. Em 2018, o índice é de 1,14% de crescimento. Nos últimos 12 meses, o crescimento é de 1,45%.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!