Deputados criticam “distrações” e pedem a Bolsonaro foco na reforma da Previdência

Deputados favoráveis à reforma da Previdência comemoraram a decisão do presidente Jair Bolsonaro de começar a usar sua figura pessoal em defesa da aprovação do texto, especialmente nas redes sociais, mas dizem esperar que o governo evite "distrações" que desviem o foco do projeto.

Desde que a proposta de emenda à Constituição (PEC) foi entregue ao Congresso, há mais de duas semanas, o presidente não havia feito propaganda da reforma em suas redes sociais. Entre quinta (7) e sexta-feira (8), porém, Bolsonaro publicou cinco conteúdos de apoio à proposta em sua conta oficial no Twitter.

O deputado Vinícius Poit (Novo-SP) fez um vídeo com uma lista de cinco equívocos que ele enxerga sobre a questão previdenciária no Brasil, e o material foi compartilhado por Bolsonaro. "A importância de ele [Bolsonaro] se engajar na divulgação da reforma é essencial. Como dirigente, como CEO, como executivo deste país", avalia o parlamentar.

Apoiadores da reforma relataram ao Congresso em Foco que ficaram frustrados porque, na avaliação deles, o presidente não estava aproveitando seu canal de comunicação direta com a população. Ele tem 9,35 milhões de seguidores no Facebook e 3,63 milhões no Twitter. Defensores da reforma também se mostraram incomodados com o uso que Bolsonaro fez das redes nos últimos dias, como no compartilhamento de um vídeo obsceno durante o Carnaval.

"Qualquer distração criada pelo próprio presidente pode ser fatal [para a aprovação da reforma]. O centrão quer dilacerar o texto, e se os esforços do presidente não aumentarem, em quatro ou cinco anos teremos de votar outra reforma", alertou o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

Poit também considera que Bolsonaro deve se engajar mais. "Quando tem de falar que eu não concordo eu falo, como nesse post polêmico que ele fez [do Carnaval]. Mas ele fazer a live na quinta e publicar os posts dessa sexta [com conteúdos sobre a reforma] foram uma demonstração de que ele vai priorizar isso mesmo. Agora tem de ter uma continuidade", avalia o parlamentar do Novo.

Para Kim, Bolsonaro deve ser didático. "Suas redes sociais devem estar mil por cento focadas na reforma. A população precisa entender a proposta para não cair nas mentiras das corporações e entender a importância do projeto", defende o parlamentar.

>> Bolsonaro cobra agilidade na reforma da Previdência e Maia promete outra vez instalar CCJ

Mudança de opinião

O presidente tem sido atacado nas redes porque era, até o ano passado, contrário a pontos cruciais da proposta do governo para a Previdência, como a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria. Vídeos com declarações duras de Bolsonaro sobre o tema, feitas quando ele ainda era deputado, alimentam críticas da oposição.

Para Poit, o presidente deve encarar este problema de frente. "Eu acho que nada é mais importante do que diálogo e transparência. O pessoal fica batendo nele por isso. Se eu sou o Bolsonaro, eu venho a público e falo: 'olha, todo mundo está falando aí que eu era contrário à reforma quando era deputado. Mas a gente muda de opinião. Eu entendi que isso é mais importante para o Brasil'. Aí já quebra a perna desse pessoal e pronto", defende o deputado do Novo.

Vídeo do deputado Vinicius Poit sobre a reforma foi retuitado por Bolsonaro:

"Espírito patriótico"

Bolsonaro afirmou na última sexta-feira (8) que o governo está apelando ao "espírito patriótico" dos parlamentares nas negociações com o Congresso sobre a reforma.

"Estamos fazendo política de maneira diferente, da forma como vinha sendo feita não poderia dar certo. Nós estamos buscando os parlamentares, apelando para o espírito patriótico deles, que o Brasil é um país que, se continuar sem reformas, a tendência nossa, realmente, é chegar à beira do caos e não queremos isso", disse o presidente.

Abaixo, um dos tuítes sobre a reforma da Previdência feitos por Bolsonaro nessa sexta:

>> Planalto defende divulgação de vídeo obsceno por Bolsonaro e nega crítica dele ao Carnaval

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!