Davi Alcolumbre evita falar de volta da capitalização na Previdência

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), desconversou nesta quinta-feira (8) sobre a possibilidade da capitalização ser reincluída na reforma da Previdência. De acordo com ele, não existe um acordo para que o assunto seja incluído na PEC (Proposta de Emenda À Constituição) Paralela.

"Não é um assunto que está em voga, mas se algum parlamentar levantar iremos discutir", disse após receber o texto da Previdência das mãos do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Também participaram a presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senadora Simone Tebet (MDB-MS), senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), escolhido para ser relator da Previdência na CCJ, e os líderes do PSL, senador Major Olímpio (SP), e do PSDB, senador Roberto Rocha (MA).

Nesta quinta, Maia afirmou que a reforma da Previdência dos militares começará a ser analisada pela Câmara na próxima semana.

Alcolumbre declarou que  o único ponto acordado  da PEC paralela até o momento é a inclusão dos estados na reforma.

> Dono da maior fortuna do Senado será relator da reforma da Previdência

"Estamos tratando como casa da federação a possibilidade de construir uma PEC paralela. Em um primeiro momento o que tem sido tratado há muitos dias é a possibilidade de o Senado incluir estados e municípios", afirmou.

Tanto a capitalização como o estados e municípios estavam no texto original enviado pelo governo federal  à  Câmara, mas a Casa Legislativa aprovou sem esses pontos.

Na terça-feira (6), Maia sinalizou que a capitalização pode voltar ao texto durante a tramitação no Senado.

O relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) retirou o artigo que abria caminho para a criação do modelo de capitalização, em que cada trabalhador poderia fazer a própria poupança. No modelo atual, os impostos pagos são usados para contribuir os atuais aposentados.

> Senado já prepara tramitação da reforma da Previdência

 

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!