Comissão da reforma tributária vota convite a Guedes e ouve especialista em imposto único

A comissão mista da reforma tributária fará sua primeira audiência nesta terça-feira (10), a partir das 14h30, recebendo a especialista em direito tributário portuguesa Rita de la Feria. Ela é considerada uma das principais referências no mundo do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Professora da Universidade de Leeds, na Inglaterra, e dona de extenso currículo acadêmico, Rita está de passagem pelo Brasil. O convite para que ela participasse das discussões gerou debate na comissão. Alguns parlamentares defenderam que seria mais produtivo ouvir algum especialista brasileiro sobre o assunto.

> Aguinaldo Ribeiro: "Não há reforma tributária sem o governo"

A comissão também deve votar hoje o plano de trabalho do relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentado na semana passada. Estão na pauta nove requerimentos propondo a realização de mais audiências e outros dois solicitando informações ao Ministério da Economia.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.

O relator gostaria de ouvir já nesta quarta (11) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Mas senadores tucanos querem que o governo envie suas sugestões antes da audiência com o ministro. A decisão deve ir a voto nesta terça.

Vice-presidente da comissão mista, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) defende que o Congresso assuma a reforma como uma causa de todo o país, e não do governo. "Independentemente dessa crise global nós, quando digo nós, eu me refiro ao povo brasileiro, precisamos fazer ainda várias reformas entre elas a reforma tributária, pois o sistema tributário atual é causador da crise econômica e consequentemente da crise social", afirmou.

> Crise global pressiona governo a dialogar com o Congresso por reformas

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!