China cresce 4,9% no último trimestre na comparação com igual período em 2019

O PIB da China cresceu 4,9% no último trimestre (julho, agosto e setembro) em relação ao mesmo período do ano passado, segundo resultado divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Departamento Nacional de Estatísticas do país. Os números revelam a recuperação da economia chinesa durante a pandemia. O gigante asiático foi o primeiro epicentro da covid-19, no começo do ano.

>Davi Alcolumbre age para que Chico Rodrigues se afaste do mandato

O resultado superou a alta de 3,2% registrada nos três meses anteriores, embora tenha ficado abaixo dos 5,2% projetados por especialistas. De acordo com a agência Bloomberg, com a pandemia, que afeta negativamente quase todos os países, o peso da China na economia mundial deverá crescer de 26,8%, em 2021, para 27,7%, em 2025. A estimativa foi feita com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A produção industrial chinesa aumentou 6,9% em setembro, na comparação com o mesmo mês em 2019. Este é o sexto mês seguido de recuperação no país. Já as vendas ao consumidor subiram 3,3%, mais de seis vezes o crescimento de 0,5% de agosto.

>Luis Arce, do partido de Evo Morales, vence eleições na Bolívia

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!